Vídeo de Pavla Koutského

No vídeo de Pavla Koutského, conseguimos observar dois planos narrativos: por um lado temos um boneco animado desenhado, e por outro temos as mãos do sujeito manipulador, e mesmo que estejamos  a ver as suas mãos apenas, acreditamos que se trata de facto de um ser humano independente que domina o ser animado.

O facto de ter dois planos (e claro duas narrativas), faz com que a consciência da mediação aumente. E, por outro lado, pelo facto de ser um vídeo que estamos a visionar através da internet, aumenta a hipermediação, isto porque nem sempre é possível que o vídeo vá carregando enquanto o vemos, por isso,  quando temos a necessidade de parar, esperar que carregue e retomar à visualisação temos consiência do meio, temos então a conciência do que está por detrás do mecanismo.

Durante todo o vídeo o segundo meio revela o primeiro, o que nos permite aferir a existência de algumas metáforas como : ‘a notícia como alimento’; ‘quando lemos estamos a comer, pois interiorizamos informação vinda do objecto de leitura, da mesma forma como quando comemos, ingerimos os nutrientes provenientes da comida’.

No final podemos ver a ironia do vídeo, pois é-nos revelado um terceiro plano, em que vemos que as mãos afinal fazem parte do mecanismo, assim, o boneco desenhado libertou-se dos velhos média, apenas para se aprisionar aos novos média.

Desta forma, penso que o objectivo deste pequeno vídeo é mostrar ao público a dependência que a sociedade tem na tecnologia, e serve para nos projectarmos  no ecrã e percebermos disso mesmo.

 

Sara Fernandes


Calendário

Abril 2009
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Estatística

  • 984.353 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.230 outros subscritores