Já que estou na Internet vou falar com Deus

Tal como sugere o título, a Internet já nos permite ligar a Deus. Sem querer ferir susceptibilidades achei interessante falar um bocadinho sobre um website um tanto ou quanto estranho.

Dear God é uma página que está presente no tumblr que permite a cada utilizador falar com Deus. Óbviamente, espero eu que todos pensem assim, este falar com Deus não é literal. Após o registo no site, cada um pode colocar as suas preces e esperar que sejam atendidas, ou melhor, oradas. Isto porque em Dear God é possivel gostar (do que se partilhou ou foi partilhado), partilhar numa série de outros sites tais como o twitter ou o facebook e ainda rezar/orar por essas pessoas.

Em suma, este projecto funciona um pouco como uma rede social, mas num contexto um pouco diferente.

Esta nova forma de partilharmos emoções, medos e aspirações com o mundo é relativamente inovadora. Há uns anos atrás tomei conhecimento de uma plataforma  parecida mas um pouco mais completa. Se não vejamos, para quê falar apenas com Deus se podemos directamente falar com S. Pedro e perguntar afinal porque razão choveu hoje em Coimbra. Sim, nesta plataforma menos recente era possível dirigir as nossas palavras a qualquer santo ou santinho que existisse. Nesse aspecto é bastante mais completo. Infelizmente actualmente não possuo o endereço desse site e mesmo com alguma procura, não o consegui localizar.

O que eu vejo no meio de tudo isto é uma conversão um pouco macabra daquilo que devia ser uma reflexão interior em algo que se torna apenas ridículo veiculada pela Internet.

Parece-me que se por um lado a Internet pode certamente ser um meio de colocar vinte pessoas a rezar por mim, por outro, esse dito rezar será, parto eu do principio, algo tão simples quanto clicar em REZAR. Como já disse, esta é apenas a minha opinião e é tão válida como qualquer outra.

Mas opiniões à parte, talvez não haja mal nenhum em acreditar que estão realmente desconhecidos a orar por mim. Posto isto e se a próxima frequência ou exame serão uma batalha, vai até Deus desta maneira mais rápida e pede-lhe ajuda. Mal não fará!

Joana C. S. Cordeiro

About these ads

2 Responses to “Já que estou na Internet vou falar com Deus”


  1. 1 Manoel Paixão Lordelo S. Jr 30/05/2011 às 21:17

    Isto lembrou-me um site brasileiro de humor, chamado «SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) Divino».

    O site se descreve como «uma fundação privada sem fins lucrativos que vem, durante trilhões de anos, tentando preencher o vazio da existência. Nossa principal missão é capacitar e unir galáxias para desenvolver a criação, manter a existência e perpetuar o expansionismo interestelar, evitando, assim, o vácuo universal e a retroação ao principio, época monótona em que só existia o Verbo».

    A “brincadeira”, pode ser interpretada seriamente com as primeiras descrições do projecto sobre a necessidade humana por uma razão existencial em qualquer atmosfera.
    O site ainda conta com uma sessão de “Atendimento”, “Perguntas Frequentes” e o Twitter de Deus (@O criador – segue quem crer).

    O site ainda brinca descrevendo Deus como «Onipresente, Onisciente, Onipotente e “Online”»

    http://sacdivino.org/

    http://twitter.com/#!/ocriador

  2. 2 Maria Leonor de Castro Nunes 30/05/2011 às 23:43

    Aparentemente, e sem querer ferir susceptibilidades, Deus é mesmo muito popular na Internet. Este post lembrou-me uma plataforma que visitava há uns anos atrás chamada iGod. O iGod é uma inteligência artificial com a qual podemos conversar online. Este site é uma espécie de paródia à confissão, sendo até o seu slogan: repenting made easy. É engraçado dar uma espreitadela, nem que seja para chegar à conclusão que tudo o que seja inteligência artificial tem várias limitações.
    É este o link: http://www.titane.ca/main.html


Comments are currently closed.



Calendário

Maio 2011
S T Q Q S S D
« Abr   Jun »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Estatística

  • 329,905 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.211 outros seguidores


Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 1.211 outros seguidores

%d bloggers like this: