Reprodutibilidade de obras de arte

Segundo Walter Benjamin a reprodutibilidade de obras de arte traz consigo a perda de aura que é descrita por este como “uma figura singular, composta por elementos espaciais e temporais: a aparição única de uma coisa distante por mais perto que ela esteja”, ou seja, as obras de arte originais conservam certas particularidades que são possíveis de observar no tempo e no espaço presente e que não encontramos em obras reproduzidas. 

Ao pensarmos em pintura, teatro e música, por exemplo, apercebemo-nos disso mesmo. Pegando no último exemplo da música é fácil perceber essas mesmas particularidades. Quando assistimos a um concerto de uma orquestra, temos perante nós todo um conjunto de elementos que compõem a obra de arte à qual assistimos, como a iluminação da sala de espetáculo, os movimentos do maestro e dos músicos, o ambiente que se vive no local e até mesmo a sensação de silêncio que se sente por estarmos presentes, ou seja, um contacto mais direto com a arte. Todas essas particularidades não são possíveis de se sentirem e perceberem quando a mesma orquestra é ouvida em CD ou assistida em DVD.

O lado mais positivo da reprodutibilidade é possibilitar o público de continuar a ouvir e ver artistas que já morreram ou que não continuaram a sua carreira, ou mesmo a dar a oportunidade de assistir a concertos de artistas que não podemos ver ao vivo. Assim, a reprodutibilidade permitiu a democratização da arte, disponibilizando-a a um maior número de pessoas, levando-a a toda a sociedade, mesmo de diferentes classes sociais. Apesar de termos ao nosso dispor estas oportunidades é importante referir que o mais importante é não se perder o hábito de assistir a concertos ao vivo, teatros, ir a museus, etc.

 

Valentina Ferreira

 


Calendário

Maio 2014
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Estatística

  • 984.353 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.230 outros subscritores