Regras de participação em «Introdução aos Novos Média»

Três anos de experiência com o blogue DigLitMedia (2006-2009), da disciplina Literatura e Média na Era Digital, demonstraram o valor deste exercício colectivo de escrita como instrumento de aprendizagem e de conhecimento. Tal como aquele, Introdução aos Novos Média funcionará como uma extensão da comunidade temporária de aprendizagem que a aula constitui. Procuraremos incorporar o trabalho feito na aula no trabalho de escrita que fizermos no blogue e vice-versa, usando alguns dos contributos escritos como ponto de partida para o trabalho na aula.

A participação no blogue «Introdução aos Novos Média» será um elemento essencial desta disciplina para os/as alunos/as em avaliação mista: 40% da classificação será feita a partir das contribuições para o blogue; 10% caberá à participação nas aulas e 50% resultará do exame. Para os/as alunos/as em avaliação final, a participação no blogue é facultativa. Neste caso, a participação no blogue apenas será ponderada na classificação final (40%) se cumprir a regularidade estabelecida. Quem não dispuser de acesso pessoal à internet deve usar os diferentes pontos de acesso das Salas de Leitura das diversas Bibliotecas ou da nova Sala de Informática da Faculdade (6º piso).

Regras para a participação no blogue «Introdução aos Novos Média»:
1º) cada participante pode publicar três tipos de materiais: um texto de reflexão sobre um problema teórico ou uma obra tratados numa das aulas da semana, tomando como ponto de partida os temas de escrita sugeridos; uma breve apresentação de novos dispositivos ou aplicações digitais; ou uma obra digital acompanhada de uma análise crítica que justifique a escolha – neste caso, a obra deve ser inserida através da hiperligação para o respectivo ficheiro, se se tratar de ficheiro de som ou de vídeo, ou inserida directamente se se tratar de um ficheiro de imagem. NB: todas as ligações externas devem abrir numa nova janela;
2º) cada participante deve publicar pelo menos 5 pequenos textos durante o semestre, até à data-limite definida na planificação (publicações depois da data-limite serão penalizadas);
3º) as entradas publicadas deverão ser uma extensão do trabalho da aula: a) tentando responder a uma questão específica levantada; b) reflectindo sobre uma obra observada ou sobre um texto lido; c) escolhendo uma obra que possa relacionar-se com a problemática em estudo; e d) comentando outros textos ou outras obras publicados no blogue;
4º) todos os participantes devem registar-se com nome próprio e apelido, de forma a que a autoria de todas as entradas seja facilmente identificável; devem ainda assinar os textos no canto inferior direito;
5º) as entradas publicadas podem ser classificadas numa ou em várias das seguintes categorias (já pré-definidas): história dos média; teoria dos média; arte digital; cinema digital; desenho digital; dispositivo digital; fotografia digital; imprensa digital; livro digital; literatura digital; música digital; rádio digital; publicidade digital; sociedade digital; sujeito digital; teatro digital; televisão digital e tipografia digital; a categoria atribuída por omissão [by default], isto é, se não houver qualquer especificação, será ‘novos média’;
6º) recomenda-se que os textos sejam cuidadosamente revistos antes da publicação, de preferência por outro/a leitor/a que não o/a autor/a, com o objectivo de serem corrigidos todos os erros gramaticais, de pontuação e de ortografia; NB: no que se refere à ortografia, deve usar-se ortografia do novo acordo ortográfico ou, no caso de estudantes brasileiros, a norma ortográfica do português do Brasil.
7º) sugere-se como extensão aproximada para cada entrada entre 250 e 300 palavras.


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