Magnética Magazine

     A Magnética Magazine é a primeira revista portuguesa totalmente digital. Inicialmente “transmitida” ao público em formato PDF (via Podcast, através de RSS), a revista evoluiu para uma representação em Flash permitindo uma maior interactividade com o leitor.

     O primeiro número foi lançado em Dezembro de 2008, celebrando em grande o final do ano com a “invenção” de uma nova forma de leitura para o público português. O ano de lançamento coincide com os 120 anos de nascimento de Fernando Pessoa, o centenário do mais antigo realizador de cinema português no activo (Manoel de Oliveira) e os dez anos da entrega do Nobel da Literatura a um português (José Saramago), razões para os criadores da Magnética revelarem expectativas elevadas acerca deste projecto inovador.

     Com um design cuidado e apelativo e uma equipa de grandes profissionais e colaboradores (incluindo, por exemplo, o conhecido músico David Fonseca), esta revista interessa-se sobretudo por cultura e arte, incluindo artigos acerca de música, cinema, arquitectura, moda, literatura, dança, teatro, design e fotografia, atraindo (daí o nome) um público vasto e diferenciado.

     A revista engloba uma versão em inglês, com o objectivo de se difundir num espaço internacional e tem recebido um grande apoio da parte dos “e-readers”. Para os amantes das revistas impressas, a Magnética funciona exactamente como uma revista normal (incluindo até as usuais publicidades), tendo a particularidade de ser lida através de um ecrã e de dar a possibilidade de associar os seus artigos a vídeos, a outros artigos relacionados ou “sites”. Como não existem custos de impressão, a revista ganha a possibilidade de artigos mais pormenorizados e extensivos para os mais curiosos, tendo como objectivo uma revista, nas palavras da Directora Editorial Ana Catarina Pereira, “não consumível em cinco minutos do primeiro dia de cada mês”.

 

Magnética Magazine, 001
Magnética Magazine, 001
Magnética Magazine, 002
Magnética Magazine, 002
Magnética Magazine, 003

Magnética Magazine, 003

 

Magnética Magazine, 004

Magnética Magazine, 004

 

Magnética Magazine, 005

Magnética Magazine, 005

Até hoje existem cinco números. A revista é, portanto, mensal, virtual e totalmente gratuita. O único pedido é que respeitemos as árvores: “Gostamos do verde das árvores. Por favor, não nos imprima.”.

Ana Teresa Santos
Anúncios

1 Response to “Magnética Magazine”


  1. 1 André Rui Graça 10/05/2009 às 17:14

    Devo confessar que o tema deste “post”, trazido até nós pela minha colega Ana Teresa Santos me interessou particularmente. Assim que tive oportunidade visitei o sítio da dita “Magnética Magazine” a fim de “experienciar” este novo modelo de apresentação textual.

    Excluindo as minhas considerações pessoais sobre os conteúdos da revista deste texto, comento apenas que nesta edição da “Magnética Magazine” se encontra, de facto, de um bom exemplo de remediação, uma vez que um meio como a internet se apropria de um outro meio – anterior em termos cronológicos – como a imprensa.

    Com efeito, o meio remediado por um lado perde algumas propriedades como o contacto físico com o papel e tudo o que isso implica (manuseamento, portabilidade, etc.), mas adquire outras funcionalidades permitidas pelo meio remediador ( hiperligações, disponibilidade de uma versão em inglês).

    Por outro lado, apresenta-se com um formato extremamente intuitivo, que tenta ao máximo tornar-se realista, uma vez que, se pensarmos que o botão do rato é uma extensão do nosso braço/mão/dedo podemos folhear as páginas de forma semelhante à real.

    Para concluir, apenas acrescento que este conteúdo remediado é necessariamente hipermediado pois os tempos e barras de carregamento, os botões e as hiperligações diponíveis, voltam a transportar-nos para a realidade da internet e da sua capacidade remediadora.

    Saudações Académicas

    André Rui Graça


Comments are currently closed.



Calendário

Maio 2009
S T Q Q S S D
« Abr   Jun »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Estatística

  • 878.481 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.229 outros seguidores

Anúncios

%d bloggers like this: