Automatismo versus Homem

Pegando no tema sugerido na aula “se somos nós que comandamos a máquina, ou  máquina que nos comanda a nós”, este poderia dar origem a uma discussão sobre um sem número de teorias filosóficas.

Aproveitando este mesmo tema, passo a mencionar o spot publicitário que muitos de nós já vimos relativo ao Mercedes Classe A(e que a muitos nos encanta).

Aqui existe um misto de “Automatismo versus Homem“, onde ambos têm que interagir para que se atinja o objectivo do estacionamento do veículo.

Assim como o Mercedes Classe A, existem vários outros modelos e outras marcas com o mesmo sistema. Esta função é comandada por um sistema opcional de estacionamento automático, que calcula o espaço de estacionamento através de sensores que estão directamente ligados ao eixo da direcção.  A temperatura é um dos factores que acciona os sensores do veículo, e este funciona através da distância do carro em relação a um “corpo estranho”.

Na minha opinião e para quem começou por conduzir um carro sem direcção assistida, este sistema é um alívio nos centros urbanos.

Em baixo fica o video explicativo desta funcionalidade da marca Ford.

Em conclusão, e pegando no exemplo dos carros: são cada vez mais as máquinas que nos comandam, mas haverá sempre a necessidade do homem para interagir com os automatismos.

Ana Rita Neves Côrte-Real de Freitas

Anúncios

Calendário

Março 2010
S T Q Q S S D
« Fev   Abr »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Estatística

  • 878.494 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.229 outros seguidores

Anúncios

%d bloggers like this: