Progresso Digital

       É a partir da nova tecnologia digital que acedemos e comunicamos com os “Fantasmas” que fizeram parte de nós.      Perguntamos a nós mesmos como eram os objectos de comunicação existentes no século XIX?! Pois bem, esta não era certamente perfeita, no entanto, adaptava-se ao tempo e aos locais em que se inseria. A  tecnologia é isso mesmo, adaptações progressivas nas diversas áreas existentes. A tecnologia de hoje e a do “ontem”  não se fazem de maneira instantânea, esta passa por um longo processo. Por exemplo, a escrita automática do computador é uma consequência das antigas máquinas de escrever(esta agora esquecida) mas, foi a partir desta que se possibilitou o acesso rápido na escrita. Assim como, todos os objectos audíveis que utilizamos hoje no nosso dia -dia, como o rádio, a televisão, o telemóvel, o mp3, entre outros. Que são uma consequência da grandiosa descoberta que foi o som(sec XIX). Este influênciou tambem um grande veiculo de transmissão de cultura, de lazer e comunicação, que foi o cinema (passando de cinema mudo para audível). Ou seja, os media que utilizamos agora, só é possivel a existência destes devido a um longo processo de estudos e descobertas feitas ao longo dos vários anos. 

    No vídeo de Michael Wesch que assistimos na aula, podemos concluir que existe uma correlação entre nós e as máquinas. Isto porque, ela dá-nos praticamente tudo o que necessitamos, no entanto, é preciso a nossa acção para esta funcionar devidamente. Como é exemplo do computador.                                                             

       O  mundo está em constante mudança, e isso faz parte dos nossos dias.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

                                                                                                                                                                                   

Um século avançado

                                                                                                 Juliana Alves

Anúncios

1 Response to “Progresso Digital”


  1. 1 miguelvalentim 02/03/2010 às 0:38

    Todos nós nos dias de hoje estamos habituados a comunicar de diversas formas , mas sobretudo é através da internet que a população cosmopolita encontra maior variedade de informção e comunica entre si.
    Porém ao observármos a história, contastamo-nos que os meios de informção se foram desenvolvendo ao longo do tempo, no séc.XVIII as pessoas assimilavam a informação acerca da guerra em que o mundo se encontrava através dos jornais , efectivamente é sobretudo no séc XIX que se dá o grande salto que proporciona o aparecimento de novos Media como o cinema , a televisão e a rádio no sec. XX, através da invenção da Máquina de escrever.
    No entanto o que muitas pessoas continuam sem perceber, é se é a máquina que nos influencia ou se somos nós que influenciamos a máquina.
    Deste Modo, através das duas primeiras aulas , e do filme que o professor passou , é nos possivel verificar que ambos estão interligados, o sujeito influencia a máquina , tal como a máquina o influencia a ele . Para que o computador realize qualquer acção necessita que eu o comande, se não ele não trabalhará sozinho , exemplo disso é o teclado , para que possa ver algo escrito no ecrã é neccessária carregar nas teclas, foi com o séc XIX que nos foi possivel ter acesso ao primeiro teclado e digitalizar informação de forma mais rápida .
    Em suma, Podemos retirar a ideia de que o ser humano é um ser em constante aprendizagem para que se possa adaptar á constante renovação dos meios electrónicos, e que a digitalização da informação proporcionou a maior número de pessoas o conhecimento de factos informativos 24 horas por dia a população de qualquer ponto do mundo.


Comments are currently closed.



Calendário

Março 2010
S T Q Q S S D
« Fev   Abr »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Estatística

  • 888.635 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.230 outros seguidores

Anúncios

%d bloggers like this: