“The Machine is Us/ing Us”: influência nas relações humanas.

 

Estamos numa altura em que a tecnologia digital se encontra presente em praticamente todos os aspectos da nossa vida. A questão é o que é que isso significa para nós. 

Com o seu vídeo “The machine is us/ing us”, Michael Wesch faz-nos questionar o quão importante a tecnologia digital é nas nossas vidas. Afinal somos nós que ainda controlamos a “máquina” ou será que, ao nos tornarmos cada vez mais dependentes da tecnologia digital no nosso dia-a-dia, estamos a deixar que a “máquina” nos controle a nós?

Parece-me que a resposta à questão em causa será complexa e subjectiva, sendo que cada pessoa poderá ter uma opinião diferente, não existindo assim uma resposta correcta e definitiva. No entanto esta deverá ter em conta os assuntos referidos no final do video: “copyright; authorship; identity; ethics; aesthetics; rhetorics; governance; privacy; commerce; love; family; ourselves”.

Decidi tentar reflectir sobre a questão da nossa identidade e das relações que temos com as outras pessoas e a influência que esta nova era digital tem sobre nós. Tentando dar um exemplo prático, acabamos, por um lado, por comunicar com pessoas que conhecemos mais pela Internet do que pessoalmente, por outro, temos a oportunidade de conhecer pessoas novas, de qualquer parte do mundo, que de outra forma nunca conheceríamos, podendo até ultrapassar a barreira da Web para uma relação pessoal directa.

Outro trabalho do Professor Michael Wesch explora portanto essa componente social. No vídeo que se segue,  “An anthropological introduction to YouTube”, este professor de Antropologia da Universidade de Kansas, dá um excelente exemplo do poder que esta rede social, e portanto a Internet em geral, acaba por ter não só nas relações humanas mas também noutros aspectos.

O vídeo é longo mas vale a pena ver.     

Marta Torres

Anúncios

Calendário

Março 2010
S T Q Q S S D
« Fev   Abr »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Estatística

  • 878.494 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.229 outros seguidores

Anúncios

%d bloggers like this: