‘Voice Off’ de Judith Barry

De Nova York, chegou a Portugal, mais precisamente ao Museu Berardo, o trabalho de Judith Barry. Toda a sua obra envolve performance, arquitectura, cinema, vídeo, instalção, fotografia, escultura e novos média. Para Lisboa, trouxe a exposição ‘Body Without Limits’ que mostra o percurso pelas suas principais obras desde o final dos anos 70 até ao presente. Uma forte experiência sensorial envolve o visitante assim que dá início a este percurso. É como se entrasse num casulo que transpira videoarte por todos os poros. Judith Barry consegue captar as atenções e fazer com que o visitante se transforme num participante activo.

Um dos seus trabalhos, inserido nesta exposição é ‘Voice Off’, que consiste numa dupla projecção de vídeo. Uma mesma parede que divide um espaço, é projectada em ambos os lados. As pessoas deslocam-se quer para um dos lados, quer para o outro e vêem as projecções que, de início, aparentam não ter um conteúdo semelhante. Á medida que os vídeos avançam, vemos que há uma ligação entre eles. De um lado, existe uma personagem feminina, juntamente com alguns homens e algumas mulheres, que se encontram conversando, cantando ou falando ao telefone num cenário cheio de nevoeiro. Do outro lado, ou seja, do outro lado da tela e na outra sala, é projectada a imagem de um homem sozinho que mostra a sua obssessão pelo barulho e vozes que estão por detrás da parede do escritório onde se encontra. De seguida, o homem tenta partir a parede e, conseguindo, descobre que por trás da parede estão as pessoas da projecção do outro lado. O que acontece aqui é uma espécie de passagem desta personagem, de um lado da parede para o outro. Assim, o som de cada projecção mistura-se e o vídeo passa a transmitir a mesma informação, dando a possibilidade ao espectador de o assistir de dois pontos de vista.

A dupla projecção cria a ilusão de quebra do objecto físico que é a parede. O digital cria uma continuidade entre dois espaços que, na realidade estão separados por uma sólida estrutura.

Maira Carpenedo

Anúncios

Calendário

Junho 2010
S T Q Q S S D
« Maio   Fev »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Estatística

  • 879.293 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.230 outros seguidores

Anúncios

%d bloggers like this: