Só Porque SIM?

Estava eu num site sobre tecnologia, que costumo visitar habitualmente, e deparei-me com um anúncio que me chamou à atenção. Era diferente, não o consegui associar a nenhum outro televisivo, e fiquei curioso. A única coisa que me reconheci foi marca que publicitava ou a que estava associado, que é o mesmo. Assim fui parar à página do movimento SIM – Movimento pela Criatividade em Portugal by Samsung.

Se já foram a este sítio deverão concordar que é um pouco difícil de perceber ao certo o que é mesmo este movimento, nem mesmo lendo o manifesto do movimento nem vendo o videoclip do mesmo, que de resto não mostra muita inovação. Ok, apela à criatividade e à inovação em diversas áreas em Portugal, mas porquê, como e a que propósito? Pois, porque todas as coisas têm um propósito. Bem, então tive que ir procurar notícias referentes ao assunto. E o motor de busca só me conseguiu dar um resultado favorável. Da qual pude ler que é um projecto desenvolvido pela marca Samsung com o objectivo de:

Promover e envolver a sociedade no apoio à criatividade no País é intuito do projecto, que pretende impulsionar a aliança entre a tecnologia e a criatividade na dinamização de trabalhos nacionais.

E:

onde é ainda feito aos interessados o convite para deixar a sua marca e apoiar a criatividade de origem portuguesa.

In http://www.marketeer.pt“Samsung cria movimento de apoio à criatividade nacional”

Continua a não me responder à questão me saltou de imediato à cabeça. Qual é o objectivo? Sim, qual foi a ideia da empresa, neste momento, de criar este movimento? Virou mecenas das artes ou das ideias inovadoras em Portugal? Bem, se assim é porque é que não foi falar com as universidades do país a fim de promover essas mesmas ideias dos estudantes que não têm possibilidades de as desenvolver só por sim, por exemplo? E comecei a pensar que, talvez não fosse tudo tão simples ou formidável como o site do movimento nos parece querer entender.

Primeiro veio-me à memória o facto de esta empresa promotora ser a mesma que, ainda há poucos dias, foi acusada pela marca Apple pelo facto de “os seus últimos produtos se parecem bastante com o iPhone e o iPad”.

Depois, há um pormenor no vídeo de propaganda do manifesto do movimento qua não pode ficar de parte: além de não haver criatividade nenhuma, aquilo que mais se pode ver no vídeo e que mais salta aos olhos de qualquer um é o telemóvel utilizado, de forma natural, para as montagens.

Ou seja, mesmo sem ser grande perito em semiótica dá para ver que este movimento é mais uma campanha de publicidade do que de outra coisa. Assim, a marca aproveita um momento e uma conjuntura social e política em que: há cada vez mais movimentos e manifestos que nascem e proliferam na internet; as dificuldades orçamentais que o estado e a economia atravessam levam a uma diminuição do investimento em projectos arriscados e/ou inovadores; as artes e a cultura são sempre onde se corta mais nos investimentos. E então, cria este movimento, onde mata uma família de coelhos de uma cajadada. Primeiro, associa a sua marca à inovação e à proliferação e partilha de ideias novas que possam ajudar a sociedade; segundo, consegue imiscuir-se numa franja de possíveis consumidores e associar-se a eles e aos seus pares, como os jovens e os artistas; terceiro, com o actual momento de contestação social e a facilidade de propagação de mensagens pelas redes sociais espalha a imagem criada da empresa muito mais facilmente e, talvez, com menos custos.

Ora, posso ser eu demasiado desconfiado, mas já se dizia no tempo do meu avô, que “não há almoços grátis”. E mesmo que houvesse, um bom samaritano não tem necessidade de apregoar a sete ventos quando dá uma esmola. Pelo que, se não há interesses por de trás do financiamento e ajuda a movimentos destes, quem financia e patrocina podia pura e simplesmente fazê-lo sem colocar o seu logótipo ou slogan no fim. Como tal este não é um movimento porque sim, é, antes, mais uma campanha de publicidade. Isso sim!

João Miguel C. Pereirinha

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