Da Tecnologia à Privacidade

Recebi um dia um diário. Andava eu no ensino básico quando a minha mãe me deu um diário. A ideia era escrever lá todos os meus dias, todos os meus pensamentos e todos os sonhos que eu tinha. Mas acima de tudo, a ideia era guardar aquilo de tal modo que ninguém lesse o que lá escrevia. Hoje em dia este conceito está bastante alterado: o diário deixou de ter o formato de um livro e a privacidade deixou de ser fechada a cadeado para ser divulgada aos “sete ventos”. O blog. Este método que apareceu com o conceito de Web 2.0 dá a oportunidade aos consumidores deste novo meio de produzir os seus próprios textos, falar do seu dia-a-dia, partilhar as suas ideias e sonhos. Ora, este novo meio acabou por revolucionar o conceito de diário. Ao adicionar a ideia de partilha, o registo diário deixa de ser apenas uma coisa nossa para passar a estar acessível a todos à distância de um “clic”.

Para ajudar a situação, o aparecimento de redes sociais como o Hi5 e, posteriormente, o Facebook vieram criar uma liberalização de publicações que acaba por afectar os consumidores. Por um lado, o excesso de informação disponibilizada afecta o acesso à informação realmente importante, por outro o carácter de determinadas publicações leva a uma total invasão da privacidade promovida pelo próprio emissor. O Facebook, actualmente a mais poderosa rede social a nível mundial, é o melhor exemplo disso. Ao aceder à página inicial, onde nos aparecem as notificações dos amigos, podemos deparar-nos com uma notícia sobre um atentado na Síria publicada, por exemplo, por uma página do Público lado a lado com a informação de um indivíduo que foi às compras e comprou um champô com aloé vera. Esta discrepância na temática pode afectar a filtragem da informação acabando por haver uma confusão entre o que é acessório e o que é importante, o que é notícia e o que é simples coscuvilhice.

Filipa Traqueia


Calendário

Fevereiro 2012
M T W T F S S
« Jan   Mar »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
272829  

Estatística

  • 524,910 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: