humanidade vs tecnologia

Com o passar do tempo, a linha que delimitava a humanidade da tecnologia tornou-se cada vez mais escassa. Diria, com grande pena minha, que o ser humano em si (quase) não consegue viver sem a simples, mas complexa, (futurista) máquina de escrever.

Começando pelos primórdios do computador que surgiram nos anos 40, esses, eram enormes, ocupavam salas inteiras, gastavam muito mais energia e não tinham memória praticamente nenhuma, só com o passar dos anos e com todos os avanços tecnológicos desde aí, é que podemos encontrar o computador que hoje conhecemos e ao qual já todos podemos ter acesso, o computador realmente simples e eficaz de se utilizar.

A questão é: será que vale a pena todo o esforço, tempo e dinheiro, que nós utilizámos para fazer evoluir a tecnologia, de modo a ela ser o que é hoje?

A verdade é que a tecnologia, os computadores e o uso deles, garantem cada vez mais o acesso a todo o tipo de informações, sejam notícias, músicas, vídeos, rádio, televisão, entre outros. Hoje em dia, tudo nos é possível, desde contactar com alguém a retirar informações, passando por matar curiosidades a alargar o conhecimento pessoal a qualquer nível, tema ou assunto e acabando, por fim, por saber o que se passa do outro lado do equador. Tudo se torna rapidamente acessível através de um click.

Mas não podemos esquecer que todas estas possibilidades quase infinitas têm os seus “senãos”, existe muito “lixo” na internet que conhecemos hoje, a publicidade e a propaganda enganosa são bons e grandes exemplos disso, para não falar da quantidade exorbitante de redes sociais e da falta de segurança que nelas existe.

Assim sendo, e acho que fica claro que o melhor aproveitamento da tecnologia depende, mais do que nunca, do ser humano, tal como tudo.

Há que saber as delimitações daquilo que nos rodeia.

 

Soraia Lima

Anúncios

Calendário

Fevereiro 2012
S T Q Q S S D
« Jan   Mar »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
272829  

Estatística

  • 895.037 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.230 outros seguidores

Anúncios

%d bloggers like this: