O Homem e a Internet

Como está presente a mediação digital no meu quotidiano? Qual a função da comunicação síncrona à distância no meu dia a dia? Como é que eu tomo parte nas redes sociais electrónicas?

Desde os primórdios da espécie humana que podemos evidenciar uma aceleração espantosa da evolução tecnológica de todos os feitios, de forma a  satisfazer da melhor maneira possível qualquer necessidade maior que surgisse, que ocorreu em simultâneo com o desenvolvimento de uma sede, igualmente em crescimento, por informação, que se exige cada vez mais depressa. Estes dois fenómenos culminaram no século XX com a invenção da Internet que possibilitou uma transformação total do quotidiano da enorme quantidade de pessoas que hoje têm acesso a esta maravilha do mundo moderno.

Com o surgimento da Internet, pode se considerar que  entrámos numa espécie de “era digital”  tendo em conta  como se pode basicamente viver à base desta invenção. De facto, hoje em dia temos a impressão de que o mundo é extremamente pequeno, visto que podemos viver sem sequer sair do conforto do nosso lar devido à possibilidade de trabalhar a partir de dentro de casa dado à relativa facilidade que temos em comunicar instantaneamente o que quer que seja  com qualquer pessoa independentemente da sua posição geográfica, comprar roupa, comida, móveis e electrodomésticos além de outros objectos e comodidades, manter-mo-nos entretidos (através das diversas redes sociais electrónicas, jogos, vídeos, músicas e outras formas de entretenimento disponíveis nas diversas plataformas digitais) ou actualizados em relação aos acontecimentos do mundo, tudo isto e muito mais graças à invenção da Internet.

Eu próprio, como tantas pessoas neste mundo, uso a Internet diariamente, tanto para visitar a plataforma da universidade e verificar qualquer notificação das cadeiras que tenho este semestre, como para ver vídeos no popular site Youtube, ou comunicar e partilhar o meu quotidiano com os meus amigos, familiares e colegas dispersos pelo planeta através da rede social do momento que é o Facebook,ou para extrair informação sobre os mais diversos temas, ou por fim para ler as notícias políticas, desportivas e artísticas disponíveis em inúmeros sites que são actualizados constantemente.

Acredito portanto que por todas as vantagens que oferece, a Internet é hoje um fenómeno do qual todos nós fazemos inevitavelmente parte e que será a meu ver impossível ou quase pelo menos no futuro próximo o homem comum abstrair-se da mediação digital do seu quotidiano.

Miguel Menano

Anúncios

Calendário

Março 2012
S T Q Q S S D
« Fev   Abr »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Estatística

  • 889.679 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.230 outros seguidores

Anúncios

%d bloggers like this: