Os média ao meu alcance!

Hoje em dia, os média digitais não participam nos meus processos formais de aprendizagem, a não ser, para realizar alguns trabalhos, ou fazer uma pequena pesquisa na Internet. No entanto, enquanto frequentei o ensino secundário, os média digitais estavam constantemente a fazer parte do processo da minha aprendizagem. Tirei formação no Curso Profissional de Multimédia, o que me fez adquirir competências a nível de Edição/Captação de Imagem, Vídeo e Som e também aprender o básico acerca de códigos HTML e animação 3D.

Sempre me interessei bastante por música, sendo os Módulos com a matéria do Som que mais me fascinavam. A certa altura fui a uma visita de estudo ao Estúdio do Rui Veloso (Vale dos Lobos), em que eu e os meus colegas tivemos oportunidade de conhecer o próprio. Fiquei entusiasmado com tudo o que vi e meti na cabeça que iria juntar o dinheiro que fosse preciso para um dia gravar ideias minhas num estúdio. Até que conheci uma pessoa entendida no assunto que me perguntou “Quando alugas um estúdio, estás a pagar pelo quê?” encolhi os ombros ao que ele continuou “Estás a alugar apenas o espaço!”. Aquelas palavras para mim fizeram todo o sentido. Para quê depender dos outros e gastar tanto dinheiro? Basta investir em coisas simples e muito mais baratas que o aluguer de um estúdio!

Como toco Guitarra, a minha primeira preocupação foi como haveria de a gravar. É necessário uma placa de som externa que tenha entrada Jack como a M-Audio Fast Track. Esta placa possui também uma entrada de microfone podendo ser possível através desta gravar Guitarra, Baixo (através da entrada Jack) e Voz. Para produzir os efeitos da Guitarra a do Baixo é necessário o programa Amplitube. Este é um programa que através de plugins conseguimos obter o som idêntico dos instrumentos como a distorção, som acústico, etc. Podemos também personalizar os sons do instrumento ao nosso gosto.

Finalmente, para quem não sabe tocar Bateria e gostaria de fazer um projecto a solo sem pedir a ajuda de ninguém é necessário o Superior Drummer. Este programa funciona em conjunto com qualquer programa de edição que dê para trabalhar em MIDI. É necessário perder algum tempo a criar batidas originais, por isso podemos optar por utilizar samples.

Para captar e editar o som utilizei as minhas competências adquiridas no curso com o programa Steinberg Nuendo onde edito a música. Este programa contém plugins para introduzir efeitos na Voz, trabalhar com MIDI e equalizar a música.

Foi um breve resumo de como não é propriamente necessário gastar muito dinheiro para gravarmos alguma coisa com qualidade, basta investir nalguns materiais e programas e é possível gravar a qualquer altura. Graças às competências adquiridas sobre os média digitais no meu ensino secundário e alguns adquiridos fora do contexto da minha formação é possível eu ter o meu próprio estúdio.

Pedro Abreu

Anúncios

Calendário

Março 2012
S T Q Q S S D
« Fev   Abr »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Estatística

  • 785.400 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.227 outros seguidores

Anúncios

%d bloggers like this: