A presença de vozes

Tema de escrita: o que significou registar a voz humana pela primeira vez?

 

Me deparo com a pergunta feita no tema de escrita proposto sobre a fonografia (“O que significou registrar a voz humana pela primeira vez?”) e não consigo respondê-la de imediato. Foi uma grande revolução, foi um grande avanço tecnológico. Era inimaginável, antes da invenção da fonografia, a situação em que poderíamos escutar a voz de alguém, que poderia estar a quilômetros de distância, a ser reproduzida em um pequeno dispositivo. Tudo isso é óbvio, mas o que realmente siginificou o surgimento da possiblidade de gravar e reproduzir sons?

A invenção dessa tecnologia possibilitou grande mudança nos modos de comunicação no mundo. Agora seria possível fazer ma publicidade mais eficaz, que atingisse mais pessoas de uma vez só. Agora seria possível registrar o som de momentos importantes, como discursos políticos, etc. Agora seria possível gravar as vozes de pessoas queridas. O mais revolucionário dessa nova tecnologia era a capacidade de reprodução quantas vezes fossem necessárias. Isso trouxe a tona a possibilidade da “presentificação” daquilo e daqueles que já passaram.

Essa característica da “presentificação” através da voz muda o conceito de memória do passado. Se antes dependíamos da nossa própria memória, ou de cartas ou outros documentos escritos, agora a memória falava por si só. Ouvíamos o som da voz das pessoas, ouvíamos o som ambiente do momento, ouvíamos a respiração. A reprodutibilidade da voz muda tudo. Há uma diferença muito grande entre ler uma carta escrita a mão e escutar a mesma mensagem na voz daquela pessoa. Acredito que nos sentimos muito mais perto, sentimos a presença daquela pessoa de uma forma mais forte quando escutamos a sua voz. Porque a voz é o nosso meio de comunicação normal e cotidiano, portanto, é mais familiar para nós. E ao escutar a determinada mensagem, percebemos as marcas pessoais de entonação, respiração, pausas, etc., passando a sensação de presença da pessoa mais fortemente.

Agora, depois de refletir um pouco, acrdito que a minha resposta à pergunta tema seria: significou tudo. As mudanças ocorridas na época e as consequentes mudanças que vieram com a evolução da tecnologia fonográfica foram imensas: sem a possibilidade da gravação de sons não teríamos o rádio, a música (!), ou o telefone (você consegue imaginar a nossa sociedade sem a comunicação através do telefone? Impossível!).

Larissa Guedes


Calendário

Março 2012
M T W T F S S
« Fev   Abr »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Estatística

  • 524,910 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: