Carta ou Email? Tecnologia, Ecologia e Sentimento

Tema de Escrita: O que significou deixar de escrever à mão? O que acontece quando se escreve com um teclado?

Hoje em dia a tecnologia está presente em cada bocadinho das nossas vidas. O telemóvel desperta-nos, o rádio toca durante o banho, a televisão atualiza-nos durante o pequeno-almoço, o computador ajuda-nos no trabalho e a máquina fotográfica capta cada momento que queiramos recordar. Sem tecnologia seria impensável viver. Ninguém quer imaginar viver sem luz, sem televisão, computador… eu própria me sinto como que afastada do mundo por não ter televisão durante a semana. Pondo-me no lugar de alguém, do século XIX, penso que viveria frustrada. Desde que acordo até que me deito, a música está sempre nos meus ouvidos ou o computador na minha frente. Acho que seria incapaz de viver sem tecnologia.

No entanto, há certas coisas que gostaria que não tivessem mudado. Intriga-me verdadeiramente o facto de atualmente preferirem escrever um email a uma carta. É certo que o aparecimento da Internet trouxe grandes avanços no trabalho de escritório e empresas. Há muito maior rapidez na comunicação e para negociar, em lugar de esperar uma semana por uma resposta, há que esperar apenas um segundo para a mensagem ser entregue. Há também a questão ecológica de poupança de papel, apesar de recentes estudos afirmarem que é mais poluidor enviar um email a escrever uma carta.

Além do aspecto da poluição, no email há também uma falta de sentimento. Por mais palavras que se escrevam num email, o sentimento de quem o escreve não é a mesma coisa para quem lê. Ver as “tremuras” da caneta não é o mesmo que ter um “smile” no final de uma frase. Embora o email seja prático para muitas coisas, não é ele que nos diz que existe uma verdadeira amizade. Lembro-me da minha mãe falar dos seus pen-friends. Ter um amigo distante com quem falamos por carta é muito mais interessante do que receber um email corrente de um “amigo” como que a lembrar que ainda está vivo. É certo que é muito bom falar com um amigo no facebook mas é muito mais especial receber uma carta ou um postal no aniversário.

Segundo o “Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora”:

Email: sistema de transmissão de mensagens escritas de um computador para outro computador via Internet ou outras redes de computadores; correio eletrónico

Carta: escrito que se dirige a alguém; epístola; missiva

Acho que verdadeiramente o importante é deixar uma marca no papel, e não digitar numa máquina aquilo que queremos dizer. Por isso a minha proposta para refletir aqui fica:

Cláudia Sousa

Calendário

Março 2012
S T Q Q S S D
« Fev   Abr »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Estatística

  • 656,425 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


