O mundo não vive numa aldeia, e muitos menos global…

O público hoje assumiu um novo papel. Devido à própria simultaneidade da informação e da programação electrónica, já não existem propriamente espectadores. Todo o mundo faz parte do elenco.

McLuhan.

Para contextualizar, Marshall McLuhan foi um professor canadiano que publicou entre outras obras (“A Galáxia de Gutenberg”, “Os meios de comunicação como extensões do homem” e “O meio é a mensagem”), introduziu, ao longo do seu percurso académico, as metáforas “impacto sensorial, o meio é a mensagem e aldeia global”.

Início o meu texto com esta pergunta: Quem diria, há alguns anos atrás, muito poucos, que poderíamos comunicar todos com todos? Mas, na verdade, do meu ponto de vista, é mais um conceito filosófico do que real.

Estou de acordo com aqueles que afirmam que o mundo está longe de viver numa “aldeia” e muito menos global: o conceito de aproximação das pessoas numa aldeia, em que todos se conhecem e participam na vida e nas decisões comunitárias não se coaduna com a ideia de sociedade contemporânea.

Não podemos esquecer que nesta “aldeia” que muitos apelidam de “global” , e partindo da ideia que o mundo está, de facto, interconectado, não deixa de ser verdade que muitos são os excluídos, pois apenas 26,6% da população mundial tem acesso à internet

Como se pode constatar, nem todos temos acesso aos mesmos meios, para que possamos chamar ao mundo uma aldeia global. Existem os meios, mas não são para todos.

Quando uma grande parte da população mundial se debate todos os dias com guerras, com fome, sem saber se no próximo milésimo de segundo está vivo, se quando acordar tem um pouco de pão para comer, como se pode falar em aldeia global?

Aldeia global na profusão de informação, sim, na comercialização de meios para a ela aceder, sim, isso sim é uma aldeia global. No entanto, a ALDEIA só será verdadeiramente GLOBAL, quando todos tiverem acesso aos mesmos meios de subsistência, para em condições de igualdade poderem aceder também à escolha dos mesmos meios de comunicação e informação, para que a expressão “Aldeia Global”, tenha o mesmo significado que “Mundo Global”.

Pedro Oliveira


Calendário

Abril 2012
M T W T F S S
« Mar   Maio »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Estatística

  • 525,046 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: