Ilusão ou não? Eis a questão!

A noção de Imediação e de Hipermediação surge de Jay David Bolter e Richard Grusin. Estes dois conceitos caracterizam a forma como o meio está presente em si próprio. Imediação  opera segundo a lógica da transparência, ou seja, o meio tenta esconder-se, torna-se invisível, quer isto dizer que não estou consciente do meio, que é uma janela que oculta a sua materialidade específica. Oposto à Imediação temos a Hipermediação, ou seja, está consciente do meio, o meio torna-se visível, meio enquanto superfície que expõe a sua materialidade própria.

Desde muito cedo que se começou a utilizar técnicas, de modo a “prender”, iludir as pessoas, começando com a pintura, e a ideia de profundidade, e prosseguindo para o Cinema, chegando às três dimensões. O cinema sempre foi pensado, antes de ser considerado Arte, uma forma de entretenimento, que envolvia e envolve as pessoas num determinado espaço, por um par de horas, sensivelmente. Durante esse tempo não existia outra realidade para além do que acontecia na tela, aliás a tela, para nós, naquele momento, não existe, existe apenas a realidade das personagens, que passa a ser a nossa realidade, com personagens com que nos podemos identificar. Contudo, apesar de tudo isto, sabemos que o que se passa no ecrã é pura ficção, o que podemos não saber é que por detrás de uma imagem se encontra um grande software, invisível, entrando, aqui, a Imediação.

Estando o mundo em constante evolução é natural que surjam novos dispositivos, que se renovem outros, permitindo-me ter um acesso melhorado e mais rápido aos meios digitais, sem ter consciência do que está por detrás de uma janela, ou ter consciência dessa mesma. A ideia de Imediação e de Hipermediação opõem-se. É perfeitamente normal que exista oposição, uma vez que não pode existir um meio invisível (Imediação) que coexista com um meio visível (Hipermediação).

Carina Fernandes.


Calendário

Abril 2012
M T W T F S S
« Mar   Maio »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Estatística

  • 526,615 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: