“O Mundo como uma Aldeia Global” – McLuhan

Herbert Marshall McLuhan, nascido em Edmonton (Canadá) é um nome essencial quando se fala das Teorias da Comunicação. Estudou Literatura Inglesa na Universidade de Manitaba e fez o Doutoramento pela Universidade de Cambridge. Para McLuhan os media são uma extensão do Homem. Do pé à roda, da vista à escrita, da pele ao vestuário e do sistema nervoso central aos circuitos eléctricos, as evoluções tecnológicas dos media são extensões dos nossos sentidos e modificam as nossas relações com o meio ambiente. Para além disso, McLuhan defende também que um medium nasce tendo por base o medium já existente. No caso da comunicação é fácil de ver esta relação: do pensamento nasceu a fala, da fala a escrita, da escrita e imprensa, da imprensa a rádio e da rádio a televisão.

“O Meio é a Mensagem,” O meio em si não é isento, contem também ele informação que é transmitida a par com a mensagem. Toda a mudança ou comportamento que o meio provoca na sociedade é considerado a mensagem do meio. Ou seja: o que se lê na imprensa tem uma importância diferente do que se ouve na rádio ou vê na televisão mesmo que a mensagem seja igual. A questão prende-se com o que os espectadores esperam do meio e as associações ideológicas que, sem se aperceberem, fazem a este meio.

Para McLuhan existiram três eras da humanidade:
A Era da Comunicação Oral (Era pré-alfabética);
A Era da Comunicação Escrita (Era alfabética);
A Era da Electrónica ou Aldeia Global.

“A nova interdependência electrónica recria o Mundo na imagem de uma Aldeia Global” (McLuhan). Nesta última Era (onde nos encontramos actualmente) existe a possibilidade de contacto instantâneo sem fronteiras. É daí que vem a ideia do Mundo como uma Aldeia onde todos podem comunicar sem ter em conta a distância que os separa. Telefones, telemóveis e o Skype são apenas alguns dos elementos que nos possibilitam um regresso à comunicação oral mas agora ultrapassando as barreiras da distância.

Esta ideia de constante comunicação a nível mundial pode ser entendido, segundo as teorias de McLuhan, como uma extensão da necessidade social do Homem ampliada pela tecnologia que se tem desenvolver nos últimos anos a uma velocidade estonteante.

Filipa Traqueia


Calendário

Abril 2012
M T W T F S S
« Mar   Maio »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Estatística

  • 527,102 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: