A música e a Indústria Cultural

Indústria cultural é o mecanismo pela qual a cultura se tornou capaz de atingir as grandes massas por meio da produção em série, mesmo que este público não esteja intelectualmente preparado para assimilar o conteúdo proposto.

A função da indústria cultural de reproduzir em massa manifestações artísticas (músicas, pinturas, livros) faz com que a arte seja transformada em mais um dos produtos ofertados em um mercado popular, porém, lucrativo. Essa massificação da cultura proposta por essa indústria busca atender apenas os interesses do capitalismo, sem levar necessariamente em consideração sua originalidade e qualidade.

A indústria cultural é definida através de duas faces opostas: o bem e o mal. O bem, tido como o lado positivo da indústria cultural, seria o fato de que ela permitiu que um público de baixo poder aquisitivo tivesse acesso ao conhecimento.  O mal, seu lado negativo, estaria no fato dela estar trocando conhecimento por dinheiro, assim, colaborando com o capitalismo.

Os produtos dessa indústria possuem a característica de transitar pelas classes sociais, sendo assim, não existem barreiras intelectuais ou econômicas que impeçam um sociólogo de ler uma obra popular ou um operário de ouvir uma música erudita.

A indústria cultural é um dos meios pelo qual o produto musical alcança o seu público consumidor. Por esse motivo, não demorou muito para que essa indústria percebesse que a música teria êxito como um dos seus produtos e a utiliza-se a seu favor.

Uma considerável parte do sucesso comercial da música deve-se a condição de ídolo que os artistas tendem a assumir ao longo de suas carreiras, além de fatores fundamentais como qualidade, originalidade e o alcance popular que ela atinge.

Rafaela Christi


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