A música como remediação do sujeito e da sociedade

A música aparece presente na sociedade como construtora da identidade, assim como influenciando as emoções, seja coletiva e individualmente. Também presente na cultura, a música constrói relações entre indivíduos, seja afastando ou aproximando-os de outras pessoas ou grupos que possuam um mesmo gosto musical.

Porém, a função social da música vai além dessas prerrogativas, visto que ela possui o poder de influenciar a moral e o comportamento de um povo. Segundo uma visão antropológica das funções da música, a partir da sua inserção em contextos socioculturais, normas sociais e ideais estipulados por um determinado grupo são revitalizados.

Existem três funções psicológicas da música que atuam no comportamento individual: social, emocional e cognitiva. Entretanto, a função que interessa a esse texto é a social. Socialmente, foi estabelecido dois segmentos.

O primeiro ocorre no contexto social e histórico, em um domínio coletivo onde o indivíduo recebe valores que são compartilhados socialmente e sentidos que são moldados conforme esses valores. Sendo a música construída a partir da ação do individuo diretamente com o seu contexto histórico-cultural, esse individuo torna-se constituído e constituinte do contexto em que está inserido.

O segundo segmento esta estabelecido entre as relações interpessoais. Sendo assim, é necessário compreender os aspectos com que fazem a música conter um significado para cada indivíduo ou grupo e que isso se encontra vinculado à experiência vivida por cada um.

A música, enquanto meio de comunicação, no decorrer da história da humanidade possibilitou, tal como as demais artes (teatro, cinema, poesia), o desenvolvimento das relações sociais entre diferentes pessoas e grupos a oportunidade de mobilizar culturalmente uma sociedade a cada novo período histórico.

 

 Rafaela Christi


Calendário

Maio 2012
M T W T F S S
« Abr   Jun »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Estatística

  • 526,615 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: