A internet e a P

De certo, a maneira com que o “P” foi utilizado no título causou estranheza. Mas, por que? Na comunicação atual, ele pode ser sinônimo do substantivo “língua”. Não? Pois o escrevemos (digitamos) para expressar um sorriso com a língua de fora (:-P) e somos, quase sempre, compreendidos. São variações de linguagem como essa que formam o netspeak. Ou seja, uma forma de falar, de se comunicar, que faz uso de representações gráficas e orais e que diversifica os estilos da língua.

Além disso, o netspeak proporciona uma aceleração da comunicação, uma vez que sua aplicação tem a capacidade de sincronizar, por exemplo, conversas em chats, por SMS, etc. Ainda exemplificando com o “P”, no caso, com o emoticon que ele constitui, vemos que é bem mais rápido e dinâmico, quando estamos em uma conversa em rede, enviarmos o sorriso gráfico em vez de falarmos “ah, estou feliz com um sorriso de orelha a orelha e com a língua de fora”. Com o emprego dos emoticons, a conversação se torna síncrona e a interação entre os participantes pode ser maior. (É visível que os emoticons são uma necessidade entre os que praticam o netspeak; ler uma frase no chat ou uma mensagem no telemóvel com uma carinha de expressão facial faz toda a diferença).

A utilização de abreviações também causa esse efeito. Por mais que elas (ainda) não possam ser usadas com todos (com meus pais, por exemplo, tenho que falar corretamente, sem abreviar; no máximo, mando um “bjo”), já são frequentes e formam um novo estilo de linguagem. A substituição da palavra pela letra feita no título pode ser, pelo menos por enquanto, um exagero; mas, sem dúvida, o netspeak vem enriquecendo cada vez mais a comunicação e as línguas em si.

Parte da opinião do professor David Crystal a respeito da influencia da internet sobre a linguagem atual: “You look at a screen and what you see on the screen is the same kind of English language that you saw before the Internet came into existence. Except now there are these new styles to exploit. The language has become expressively richer as a result of the Internet.”

Mais no link:

Bruna Fernandes


Calendário

Maio 2012
M T W T F S S
« Abr   Jun »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Estatística

  • 525,046 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: