NetSpeak: R U IN? ;)

Tema de Escrita:O que é o Netspeak? Como se relaciona com outros usos de língua?

Qual a influência do netspeak na nossa sociedade? Frequentemente encontramos pequenos recados abreviados, mas por vezes essas usuais abreviaturas podem tornar-se constantes e gerar problemas. Vejamos este pequeno vídeo que nos procura explicar o impacto actual do Netspeak:

Embora cómico, este vídeo levanta uma importante questão: será o Netspeak o nosso futuro? Em pequenas notas, recados ou avisos, não será muito problemática a abreviatura. No entanto, cada vez mais os professores se queixam de encontrar um texto cheio de abreviaturas e com esta adaptação tão precoce à tecnologia e consequente linguagem associada, de certeza que há jovens que já não conseguem distinguir uma linguagem de outra, pois provavelmente não aprenderam a escrever corretamente antes de aderir ao sistema de conversação da internet. O facto de se ter acesso ao computador e ao telemóvel em idades precoces pode dar início a um problema linguístico, nomeadamente na forma escrita, pois os jovens já não sabem comunicar de forma correta.

Tendo em conta a opinião de David Crystal, concordo que a linguagem pode ter-se tornado mais rica, no sentido em que há uma linguagem maior diversidade, derivada da quantidade de linguagens inerentes a estas novas “oportunidades de conversação” porque a linguagem usada nos blogs é diferente da usada nos emails, nos chatrooms, etc. No entanto, tal como diz David Crystal, a linguagem em si não mudou, nem a níveis gramaticais ou em vocabulário. Há apenas uma maior introdução de pontuação, associada à invenção dos emoticons [emoticon, palavra derivada da junção dos seguintes termos em inglês: emotion (emoção) + icon (ícone), sendo também conhecida como smile]. A língua em si manteve-se. No entanto, não deixa de ser preocupante a má linguagem escrita de grande parte dos jovens, não só em Portugal, como em todo o mundo. Na minha opinião pessoal, penso que é importante a transformação da linguagem, mas que é fundamental não deixar desaparecer a “língua mãe”.

Cláudia Sousa


Calendário

Maio 2012
M T W T F S S
« Abr   Jun »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Estatística

  • 524,910 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: