O Tecnovívio

Como viver hoje em dia sem a interferência dos meios digitais, eletrônicos? Acredito que é muito difícil fugir de todo o avanço tecnológico  uma vez que muitos deles já foram inseridos á nossa vida como fundamentais e não mais como supérfluos. No mínimo um telefone para comunicar-se a maioria de nós possui. Mas, como todo avanço, os médias digitais trazem benefícios mas também muitos malefícios aos seus usuários/criadores. Ao mesmo tempo que ter a possibilidade de conversar com um parente do outro lado do mundo(que é meu caso), o que acontece muitas vezes é uma substituição das relações humanas no sentido de presença. Ai você pode me dizer que o sentido de presença pode ser expandido, mas eu digo a você em contrapartida: até que ponto um meio eletrônico, virtual, consegue suprir as necessidades de relacionamento dos seres humanos? o afeto não conta? o toque? a energia? dividir o mesmo momento?

O que não pode haver de forma alguma, é uma banalização e uma alienação por parte de quem cria e utiliza os meios digitais, pois se corre o risco de não termos mais autonomia sobre estes meios. Tudo em excesso é prejudicial.

Por outro lado, como utilizar-se daquilo em seu favor já que estamos vivendo em uma era digital? Sabemos que a tecnologia, os meios de comunicação, a internet podem ser usados de diversas maneiras, cabe a nós ter o bom senso de saber dosar a importância destes meios em nossas vidsa.  Sabemos que até onde a censura nos permite, podemos utilizar os média como uma extensão de nós mesmos, como nosso porta voz, como opinião critica e politica. Podemos utilizá-los também pela facilidade de difusão do conteúdo, podemos e devemos agregar estes médias em nossos processos de ensino-aprendizagem, com objetivo de otimizar a construção e o acesso ao conhecimento.

Muitas questões, pouco espaço para falar… Até mesmo o fato de estar sentada em frente á um computador neste momento, escrevendo um texto de uma disciplina da faculdade que pertenço, por meio de um instrumento movido a pura tecnologia já nos diz muito sobre como estes médias participam das nossas práticas sociais, políticas e relacionais.

Carolina França Corrêa


Calendário

Fevereiro 2013
M T W T F S S
« Jun   Mar »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728  

Estatística

  • 525,046 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: