Os Média Digitais na vida de um estudante

Tema de escrita: Como participam os média digitais nos meus processos formais de aprendizagem? Como uso a Internet e o computador? Que programas e plataformas uso?

O material tecnológico invadiu as salas de aula: hoje em dia, assistimos à substituição dos quadros a giz por quadros interativos, como também dos cadernos por tablets. É um prenúncio do que será o futuro, na minha opinião.

Lembro-me do dia em que me foi apresentada a plataforma Moodle, no 8º ano, uma novidade. Deram-nos uma password e descreveram-nos todos os passos para trabalhar com esta plataforma. Mas a maioria da turma só teve contacto com o Moodle nesse dia, e a colocação de trabalhos online foi ignorada e feita pelo modo tradicional. No 9º ano, uma nova disciplina – Tecnologias de Informação e Comunicação – que nos ensinou a história do computador e como utilizá-lo, embora muitos já o soubessem. Introduziu-nos também uma nova forma de apresentar trabalhos com o uso do Powerpoint, Word e Excel.
No secundário, deparei-me com outra mudança: a informação era dada em Powerpoint e complementada com vídeos ou artigos oriundos da Internet. Surgiram propostas para criar um blog para a turma (Blogger), como outro meio de avaliação. Os professores também nos ensinaram a utilizar outras formas de apresentação de trabalho, usando plataformas como Animoto (para vídeos) ou Prezi (como substituto do Powerpoint). Cada vez mais é maior o incentivo à descoberta de outras formas de utilizar os média digitais, para melhorarmos os nossos trabalhos, com as suas vantagens mas também alertando para os seus perigos.
Antes de tudo isto, eu pensava que podia viver sem Internet. Com a exigência de pesquisa para os trabalhos escolares, tive cada vez mais contacto com esta. Depois, chegaram as plataformas sociais, o hi5, e toda a população escolar falava disso – e aderi. Pouco a pouco, a Internet e o computador foram-se tornando indispensáveis, sendo atualmente essenciais na minha vida académica. Um importante meio de aprendizagem, um auxílio para o sucesso. Apesar de não dispensar as enciclopédias e os livros, para recolha de informação, é sempre necessário a utilização do Google ou do GoogleScholar para os encontrar. O Hotmail e o Infoestudante também se revelam ferramentas essenciais para o contacto com os professores e com todos os materiais necessários que estes disponibilizam, uma importante via entre a universidade e o estudante.

Deste modo, o ensino teve de se adaptar às novas tecnologias, utilizando as suas vantagens para melhorar as formas de aprendizagem e conectar a informação entre os alunos e as instituições de ensino nesta rede mundial que é a Internet.

Tatiana Simões


Calendário

Fevereiro 2013
M T W T F S S
« Jun   Mar »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728  

Estatística

  • 525,046 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: