À Distância De Um Clique

Tema de escrita: Como está presente a mediação digital no meu quotidiano? Qual a função da comunicação síncrona à distância no meu dia a dia? Como é que eu tomo parte nas redes sociais electrónicas?

Actualmente vivemos num mundo onde grande parte dos seus habitantes tem pelo menos um telemóvel, tem um computador e tem acesso à Internet  Isto porque ao longo destes últimos anos estes aparelhos tecnológicos foram-se infiltrando na vida e na rotina diária de cada um de nós, tornando-se indispensáveis pelas mais diversas razões.

Uma das muitas vantagens que eu encontro nestas três invenções é a possibilidade de comunicar à distância em tempo real. Como eu tenho familiares e amigos espalhados pelo mundo, ter um telemóvel ou um computador com acesso à Internet, facilita imenso a comunicação entre nós.

Através do telemóvel conseguimos fazer chamadas, enviar SMS’s e MMS’s. Com o computador e com a Internet  e utilizando programas como o Skype, podemos fazer vídeo chamadas que nos permitem ver a pessoa com quem estamos a falar em tempo real, dando-nos a sensação de que não temos uma grande distância a separar-nos.

Para além destas formas de comunicação, existe agora uma que está muito na ribalta: o Facebook. É a que eu uso mais e é a rede social que tem, provavelmente, mais utilizadores.

O Facebook, para além de ter a possibilidade de comunicação síncrona através do chat e das vídeo chamadas, possibilita a partilha de fotografias, vídeos, envio de mensagens, etc. Graças a estas funcionalidades, eu e os outros podemos ir mantendo o nosso grupo de amigos informados acerca do nosso dia-a-dia, da nossa vida, e vamos sendo igualmente informados.

Penso que é correcto afirmar que estas inovações irão perdurar no nosso quotidiano durante muitos e muitos anos, sofrendo modificações e evoluindo cada vez mais.

Se eu poderia viver sem estes aparelhos tecnológicos na minha vida? Podia. Mas não era a mesma coisa!

Filipa Machado


Calendário

Fevereiro 2013
M T W T F S S
« Jun   Mar »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728  

Estatística

  • 525,046 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


