Aprendizagem Interativa

Tema de escrita: Como participam os média digitais nos meus processos formais de aprendizagem? Como uso a internet e o computador? Que programas e plataformas uso?

A educação sofreu grandes transformações ao longo do último século e parece continuar a mudar. Estas mudanças são, na sua grande maioria, impulsionadas pelo desenvolvimento tecnológico que permitiu que a educação,  bem todos os seus intervenientes, alterassem a sua forma de ver a aprendizagem. Atualmente,  estamos perante a existência de um sistema educativo que tem por base as novas tecnologias, sendo que estas são usadas como instrumentos de ensino.

O aparecimento dos computadores pessoais, da Internet e dos computadores portáteis, permitiu que alunos e professores tivessem mais autonomia, bem como um trabalho bastante mais facilitado.  Assistimos gradualmente a uma mudança no ambiente dentro da sala de aula, que deixou de ser o ambiente dito “tradicional” com instrumentos mais antiquados, para dar lugar a um ambiente interativo e digital, onde as novas tecnologias têm uma grande influência na aprendizagem. É cada vez mais comum assistirmos à substituição dos cadernos com folhas tradicionais por computadores portáteis, que permitem uma escrita mais rápida e percetível, bem como acesso à Internet.

A Internet revolucionou por completo todo o sistema de aprendizagem, pois permitiu que uma quantidade inimaginável de informação estivesse disponível à distância de um click. Tornou-se, portanto, num importantíssimo instrumento de pesquisa e publicação de informação, podendo, em alguns casos, substituir a procura de informação em livros por páginas  on-line que contém os  conteúdos que são procurados.

Com o aparecimento e desenvolvimento da Internet, surgiram várias plataformas dentro do contexto educativo que facilitaram a aprendizagem. Dentro do nosso contexto universitário, as plataformas Moodle e Inforestudante facilitaram brutalmente o trabalho dos professores e dos alunos. O material de apoio é agora disponibilizado nestas plataformas pelo professor, bem como as pautas com as notas .

Além destas novas plataformas, da Internet e dos próprios computadores portáteis, também é importante pensar nos novos software que invadiram a vida dos alunos e professores. A criação de programas como o Word ou o Powerpoint trouxeram enormes benefícios. Para os professores torna-se mais fácil expor os conteúdos, tornando a aprendizagem mais divertida e fácil para os estudantes. Por outro lado, também permitiu que os alunos tivessem meios para realizar trabalhos complexos.

Para concluir, seria possível dizer que estamos dentro de um meio de aprendizagem cada vez mais interativo e digital. É interessante vermos que  a  educação, no seu todo, está atualmente em mutação devido aos desenvolvimentos tecnológicos. As novas gerações terão ainda mais instrumentos tecnológicos do que a nossa e os mecanismos de aprendizagem serão, certamente, outros. Resta-nos esperar para ver qual será o futuro desta nova aprendizagem interativa.

Nuno Morgado


Calendário

Fevereiro 2013
M T W T F S S
« Jun   Mar »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728  

Estatística

  • 525,942 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: