Internet, a nossa melhor amiga

Tema de escrita: Como está presente a mediação digital no meu quotidiano? Qual a função da comunicação síncrona à distância no meu dia a dia? Como é que eu tomo parte nas redes sociais electrónicas? 

A mediação digital está cada vez mais presente no quotidiano de qualquer um particularmente no que toca ao computador e à Internet  Quando abrimos o nosso computador e acedemos à Internet  temos tudo aquilo que necessitamos compactado apenas neste aparelho que revolucionou a nossa vida. Temos as redes sociais que nos permitem estar interligados com todo o mundo, mesmo com aqueles que não conhecemos e aos quais chamamos de “amigos”, usando aquela típica frase “Ele é meu amigo no Facebook”. Temos sites das nossas revistas e jornais favoritos que podemos  ler Online, poupando tempo e dinheiro, podemos aceder aos nossos canais de televisão e ver o episódio ou a noticia que perdemos no dia anterior. E mesmo no que toca à aprendizagem, precisamos necessariamente de Internet, porque nos dias de hoje tudo está em suporte digital, no meu caso como estudante da Universidade de Coimbra, uso de forma quotidiana o Inforestudante, onde me é disponibilizado todo o material de que necessito. Uso de forma consecutiva a Internet para fazer trabalhos ou mesmo para procurar informação relevante para a minha aprendizagem que muitas das vezes me ajuda no meu sucesso escolar.

Como podemos ver a Internet não está apenas presente na vertente do entretenimento, mas também na vertente da aprendizagem, neste momento e no mundo em que vivemos é quase impossível vivermos sem aquilo que há uns anos achávamos impensável.

A Internet muitas das vezes funciona como um meio de comunicação à distância, não falo só de comunicação entre pessoas, mas também comunicação de acontecimentos, quando através da Internet temos acesso a tudo aquilo que se passa no nosso país e no mundo que nos rodeia, sabemos daquilo que muitas vezes não é falado na televisão, comportamentos e situações que muitas das vezes os canais de televisão não ousam falar e que a Internet acaba sempre por nos esclarecer, e mostrar sempre o reverso da medalha. Esta comunicação também pode ser feita através dos sites de jornais, revistas ou mesmo canais televisivos como foi referido anteriormente.

Quando me refiro à comunicação entre pessoas, falo por exemplo do Skype, onde podemos ver que a Internet é uma rede de comunicações tão extensa que nos permite comunicar para outras partes do mundo através de apenas um Clic. Falo também do Messenger, embora muito pouco usado nos dias de hoje, devido aos avanços que se fazem sentir, principalmente no que toca às redes sociais, esta plataforma era algo que nos permitia comunicar para qualquer sitio, principalmente com familiares e amigos, como fazemos hoje em dia com o Facebook.

O grande auge da comunicação à distância actualmente são as redes sociais, como o universo do Facebook. De certa forma, plataformas como o Messenger estão ultrapassadas pelo uso predominante e excessivo do Facebook, que está cada vez mais evoluído. Podemos enviar mensagens para os nossos amigos, publicar o que quisermos no perfil daqueles que conhecemos, ou mesmo escrever um comentário a perguntar: “Está tudo bem? Já não te vejo há imenso tempo! Temos que combinar qualquer coisa!”. Se quisermos uma conversa mais privada temos o Chat  do Facebook, pelo qual podemos falar com o nosso amigo que vive na outra ponta da cidade ou mesmo com a nossa prima que vive em Londres, apenas através de um simples Clic. 

Com isto conseguimos observar que a comunicação à distância está praticamente concentrada no uso que fazemos das redes sociais e que plataformas como o Facebook foram criadas com o propósito da comunicação entre as pessoas em qualquer parte do mundo, pelo menos é assim que considero que este mundo cada vez mais extenso deverá ser usado.

Marta Veloso


Calendário

Fevereiro 2013
M T W T F S S
« Jun   Mar »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728  

Estatística

  • 526,615 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: