O impacto das redes socias

Os mass média são, actualmente, uma poderosa indústria; são extremamente reguladores de diversas correntes do pensamento humano. Dos canais de televisão, às rádios, aos jornais, e à mais recente inovação tecnológica, a Internet, o controlo das massas é implacável.

Dos infindáveis exemplos, temos recentemente a noticia anunciada pelos canais televisivos portugueses, da interrupção do discurso do nosso primeiro-ministro, na Assembleia da Republica, com a famosa canção da revolução dos cravos, “Grândola vila morena”, e que a mesma se espalhou pelo país de múltiplas formas e repercussões. O impacto desta noticia nas redes sociais foi implacável. A exaustiva partilha e discussão da notícia levou a um prolongamento da intensidade da mesma, sendo que nos media tradicionais da duração habitual de pouco mais que um dia. Poder-se-á dizer que a internet funciona assim, como um prolongamento e continuidade da divulgação para um outro mundo ou realidade, que nem a televisão nem a rádio conseguem albergar. Realce-se, ainda, o facto que a rápida expansão de tal notícia foi além fronteiras. A canção da nossa revolução rumo á liberdade, por exemplo, assume-se agora para os espanhóis como um grito na sua manifestação mais recente, após terem recebido e glorificado o acto que fez notícia.

A pergunta que fica suspensa é, qual é que foi o meio pelo qual os nossos vizinhos descobriram tal notícia e que mais impacto lhes causou. O que parece ser incontestável, é que a Internet, em especial as redes sociais, são um meio de comunicação que ganha cada vez mais adeptos, fidelidade, participantes e divulgantes.


Calendário

Fevereiro 2013
M T W T F S S
« Jun   Mar »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728  

Estatística

  • 525,046 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: