A internet e a educação

Educação! Ora ai está algo que tem vindo a mudar ao longo dos anos.

Já lá vai um tempinho desde que o único meio de apoio disponível limitava-se apenas aos livros, que podiam ser comprados ou consultados em bibliotecas. De há uns anos para cá, com a criação dos meios digitais, foram criados outros tipos de apoios, através dos quais podemos usufruir de um grande número de informação.

Antigamente, se quiséssemos procurar algo, teríamos de pesquisar num grande números de livros sobre o assunto que procurávamos. Com a disponibilização da internet ao público, esta tarefa foi bastante facilitada, devido e podermos encontrar com grande facilidade material sobre qualquer assunto imaginável.

Hoje em dia, o meio digital está a infiltrar-se cada vez mais nas salas de aula.

Cada vez mais os professores utilizam plataformas para complementarem o seu método de ensino, quer seja pela disponibilização de materiais através de plataformas como o Inforestudante, ou através do uso de websites como o Youtube de maneira a fazerem uma apresentação mais visual da matéria a ser lecionada.

Relativamente aos alunos, estes têm mais meios disponíveis no que toca á pesquisa de conteúdo. Por exemplo websites como o Google, que alojam diversos links. Neste caso o utilizador precisa simplesmente de escrever no campo de pesquisa aquilo que deseja encontrar, e ao passo de um click tem acesso a diversos link’s, sobre o assunto pesquisado. Em relação a websites com informação concreta, podemos referir a Wikipédia, uma base de dados, onde os utilizadores contribuem com o seu conhecimento, para que outros utilizadores usufruam deste.

Recentemente tomei conhecimento de algo chamado Khan University, esta consiste em aulas gratuitas sobre as mais variadas disciplinas. Tal como a Wikipedia, os utilizadores também podem ajudar na criação de novas disciplinas, chegando estes a poder lecionar as mesma. É uma boa ferramenta para quem queira enriquecer os seus conhecimentos, uma vez que utiliza linguagem acessível e está traduzido para diversas línguas. Muitas escolas e universidades nos E.U.A já utilizam esta ferramenta nas suas salas de aula como complemento ao método de ensino.

Desde que comecei a ter contacto com os meios digitais, que os uso para diversas atividades. Sem dúvida algum, os média digitais são uma ferramenta extremamente útil no que respeita á minha formação acadêmica  ao enriquecimento social e cultural, bem como á estimulação da minha imaginação e criatividade.

Rafael Borges


Calendário

Fevereiro 2013
M T W T F S S
« Jun   Mar »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728  

Estatística

  • 526,615 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: