PoliTIC’s – Os media Burocráticos

Por muitos anos (e ainda hoje), as Tecnologias da Informação e da Comunicação foram (e são) controladas por pessoas de poder político.

Um exemplo óbvio disso: época de Hitler. Por muito tempo, as Tecnologias da Informação e da Comunicação estiveram subjugadas aos ideais políticos impostos pelo Terceiro Reich.

Hitler controlava o que devia ou não passar na televisão, nos jornais, na rádio. Esse controlo resultou na chacina de milhões de pessoas, propositadamente encoberto pelo próprio poder burocrático.

Se virmos bem as coisas, as próprias Tecnologias da Informação e da Comunicação que encobriram todo o enredo, são as mesmas que, posteriormente, denunciaram ao mundo a verdade.

Desde os seus primórdios, foram utilizadas como meio de manipulação. Partindo do mesmo exemplo, como chanceler, Hitler serviu-se disso mesmo para dar uma imagem dos judeus excessivamente distorcida da realidade.

Por detrás deste “embrulho” estava Joseph Goebbels, ministro da propaganda e do esclarecimento na Alemanha nazi.

Segundo um lema de Joseph,

Uma mentira, quando dita mil vezes, torna-se uma verdade.

Semelhante foi a situação em Itália, quando Mussolini se apoderou do cargo máximo de chefia. Soube usar de forma inteligente os meios de tecnologia comunicacional como forma de propaganda do seu ideal.

E mesmo no caso português, por muitos anos, a Rádio Televisão de Portugal (único canal televisivo da altura Salazarista) foi controlada pelo governo. Salazar tinha uma ideia própria do que queria transmitir ao povo português e fazia dos média o seu meio de propaganda.

Aquando do 25 de Abril de 1974, a RTP teve de ser tomada de assalto por parte dos revolucionários uma vez que esta era propriedade do governo.

No mesmo dia, a RTP e a Rádio Renascença, serviram de meio transmissor das senhas ditas revolucionárias.

Eis o que aconteceu: http://www.youtube.com/watch?v=N-PS3V5Hrek

Não só de repressão serviram os média, mas também de libertação. Estes são servidores de quem os “possui”.

Já John Markoff dizia:

Os computadores deixaram de ser rebaixados como ferramenta do controlo burocrático e passaram a ser valorizados como símbolo de expressão e liberdade pessoal.

Cristiana Almeida Rosa


Calendário

Fevereiro 2013
M T W T F S S
« Jun   Mar »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728  

Estatística

  • 525,942 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: