TIC, tac

«O Movimento Milénio, uma iniciativa promovida pelo Expresso e pelo Millennium bcp, atribuiu hoje o primeiro prémio, na categoria Democracia, ao projeto “Voto Simplex”, uma proposta para lutar contra a abstenção eleitoral através do voto via caixa multibanco.» [http://expresso.sapo.pt/inovacao-voto-simplex-via-caixas-multibanco-distinguido-no-movimento-milenio=f641964]

«Food waste is a massive problem in most developed countries. In the US, figures released this year suggest that the average American family throws away 40% of the food they purchase – which adds up to $165bn (£102bn) annually.

Bread is a major culprit, with 32% of loaves purchased in the UK thrown out as waste when they could be eaten […].

One of the biggest threats to bread is mould. […]

In normal conditions, bread will go mouldy in around 10 days.

But an American company called Microzap says it has developed a technique that will keep the bread mould free for two months.» [http://www.bbc.co.uk/news/science-environment-20540758]

«Facebook’s mission is to make the world more open and connected.» [https://www.facebook.com/facebook]

 
Ao pensarmos nas TIC é fácil esquecermo-nos duma das primeiras, a linguagem. Sem a linguagem é bastante mais difícil sofrermos mal-entendidos e mantermos uma visão errada da realidade.

Assim, ao fazermos uma distinção entre o discurso sobre um dispositivo técnico e o dispositivo técnico que é o seu objecto estamos a criar também uma espécie de dispositivo com diversas características e com diversas utilidades.

Nos casos apresentados no início, a aplicação desta distinção não apresenta grandes dificuldades. Podemos usar a distinção para separar o dispositivo técnico do discurso do problema que o primeiro vem resolver. No primeiro caso, o problema da falta de participação no processo democrático é associado a dificuldades logísticas do acto de votação, problema esse que é resolvido com uma adaptação das caixas multibanco à função em causa. No segundo caso, o problema do desperdício de alimentos é associado a dificuldades de gestão dos stocks domésticos, decorrentes da perecibilidade dos mesmos, que é resolvido ou atenuado com a introdução de um novo processo de conservação. No terceiro caso, o problema da deficiente abertura e conectividade do mundo é corrigido com a introdução de uma ferramenta informática.

A dúvida que se levanta, então, tanto em relação a este dispositivo de distinção como às TIC, por exemplo, é se os resultados do funcionamento destes são dependentes apenas das utilizações que lhes possam ser dadas ou se são independentes destas, isto é, se são dependentes do próprio funcionamento prefigurado pelo dispositivo.

Ora, esta segunda hipótese, ao levantar a questão da autonomia do funcionamento do dispositivo para determinar um resultado incontornável ou irreversível no sujeito implicado na sua operação, parte do princípio da regularidade e da eficácia das operações programadas. Ou seja, tanto os defensores da utilidade de uma boa utilização do dispositivo como os defensores de uma implicação inescapável do funcionamento deste no operador (tanto no sentido do upgrade da espécie humana como no da sua corrupção inevitável) partem do mesmo princípio de regularidade e eficácia.

A hipótese deste texto é que, assim como o dispositivo de distinção utilizado para compreender melhor o fenómeno das TIC funciona de forma deliberada, autónoma, eficaz, ineficaz, prevista, imprevista, ideológica, subversiva, sincera, irónica, inadvertida, divertida ou acidental, também as TIC estariam sujeitas a uma indeterminação do mesmo género.

E que, consequentemente, enquanto a humanidade não tiver meios para eliminar completamente esta indeterminação é provável que só a totalidade da vida à face do planeta esteja perdida.


Calendário

Fevereiro 2013
M T W T F S S
« Jun   Mar »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728  

Estatística

  • 527,102 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: