A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS NA IDENTIDADE CULTURAL DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Se pensarmos um pouco atrás, quando se falava de identidade, falava-se de costumes, ensinamentos, tradições, culturas que eram passadas de geração para geração, e isto os identificavam como uma identidade característica e própria. Atualmente penso que é diferente, pois na nossa sociedade moderna, quando se fala em identidade fala-se englobando vários aspectos que influênciam na construção da identidade, entre eles estão a globalização, a evolução tecnológica, as migrações, as redes, etc., esses aspectos tem uma forte influência na identidade, principalmente na identidade cultural.

A sociedade atual está imersa pelas mídias, que por sua vez são movidas pelas tecnologias e pelo virtual. A internet e a televisão estão entre os  principais exemplos de  meios que influênciam e proporcionam várias possibilidades e parâmentros na construção e modificação da identidade do sujeito, pois além de serem um meio de comunicação-informação, são também um meio de interação que abrangem vários âmbitos sociais.

Os exemplos da televisão e internet que mais se popularizaram ultimamente foram as Telenovelas e o Facebook, ambos tem um certo “poder” sobre a sociedade, e isso mostra o quanto algumas pessoas são influênciadas pela moda ou pelo assunto do momento. De fato, algumas novelas abordam temas relevantes para a sociedade,  mas ao mesmo tempo, introduzem linguagens e hábitos que são negativos, há também uma inversão de valores que querendo ou não afetam o comportamento das pessoas. No facebook acontece algo parecido, porém no facebook as pessoas utilizam ferramentas para demonstrar e criar sua própria identidade, mas mesmo assim isto não está longe de sofrer influências. Uma coisa que acho “engraçado”, é que no facebook todo mundo é bom, todo mundo é contra o maltrado de animais, todo mundo preserva a natureza, todo mundo é contra a violência, etc., este tipo de influência para a sociedade, sim, é positiva, no entanto parece que só fica mesmo no facebook, ou seja, muitas pessoas usam o facebook também para demonstrar o que de fato não o são na realidade.

Em suma, à medida em que esses sistemas (mídias) que nos rodeiam se multiplicam, faz com que o sujeito adquira uma “identidade móvel” pois ele é colocado de frente também com uma multiplicidade de identidades possíveis, fazendo com que aqueles princípios adquiridos na família, escola ou igreja não sejam mais suficientes para se colocar na sociedade em questão, uma sociedade moderna e que vive em constante mudança.

Suéllen Dias


Calendário

Março 2013
M T W T F S S
« Fev   Abr »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Estatística

  • 525,942 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: