Estaremos nós alguma vez offline?

A ideia parece descabida. Claro, que estamos offline longas porções do nosso dia. Mas, será isto totalmente verdade? Se definirmos online apenas como o acto de usar a rede, então sim, podemos passar grande parte do nosso dia sem nos conectarmos. A questão, porém, será se a distinção entre online e offline não será mais nublosa e possa esconder algo bem mais profundo do que um simples sim ou não. 

A realidade é claramente mais complexa do que as respostas redutoras podem fazer transparecer. Vivemos num mundo construído sobre a égide de um paradigma científico que usava e abusava das simplificações do real para tirar conclusões absolutas. É claro que estes fundamentos nos conduziram a séculos de superação científica e humana, todavia numa sociedade pós-moderna como esta, as respostas sim/não somente não chegam. Tudo está entreligado, nada existe por si só, daí que uma separação online/offline não faça sentido. Hoje existe um outro mundo. Um mundo físico e um mundo virtual. E no mundo virtual, tal como no mundo físico, não deixamos pura e simplesmente de existir. Deixamos um rasto, uma impressão digital, uma marca indelével.

Tal como Don Slater refere (citado no vídeo), qualquer barreira construída entre aquilo que está online e aquilo que está offline será sempre contingente, variável e instável. Pode ter existido um tempo em que esta separação fizesse sentido (e existiu claramente um mundo antes e outro após a internet), mas o que é facto é que no tempo em que vivemos, tudo é influenciado pela presença da mediação tecnológica e dos meios online. Falamos de cultura, de linguagem, de arte, de padrões de quotidiano, de organização familiar, modelos políticos e económicos, saúde, educação e as relações com as pessoas. Nada está isolado. Nada está resguardado do contacto tecnológico.

Paulo Silva

 


Calendário

Março 2013
M T W T F S S
« Fev   Abr »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Estatística

  • 527,102 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: