Reféns da Mediação Digital?

the_death_of_paper_by_antzsquad-d31bddz

Tema de escrita: Como está presente a mediação digital no meu quotidiano? Qual a função da comunicação síncrona à distância no meu dia a dia? Como é que eu tomo parte nas redes sociais eletrônicas?

Reféns relacionais

A cada dia as mediações digitais ou novas mídias, estão presentes em nosso cotidiano e os dispositivos computacionais estão ganhando uma utilização cada vez mais intensificada em nossas relações profissionais e pessoais. Estas relações começam a sofrer uma grande adaptação ao estilo de vida e meios de comunicação que nossa sociedade vive nesta era midiatizada.

Tal efeito não seria tão profundo se não estivesse inteiramente ligado a uma rede de telecomunicações, criando uma conexão permanente entre os dispositivos eletrônicos digitais e as pessoas que os utilizam. Um exemplo são as redes sociais, onde a juventude desta geração passa conectada por horas ou dias sem interrupção, criando uma ligação permanente onde a comunicação é instantânea, este efeito por sua vez só é possível graças aos dispositivos móveis, como telefones celulares, portáteis e outros tipos de dispositivos eletrônicos que se ligam a grande teia que é a internet.

Esta comunicação síncrona a distancia interfere diretamente nas múltiplas redes de relacionamento que temos para além das cotidianas, cria-se uma rede de relação onde a presença física é dispensável, ou seja, não é necessário o corpo presente para estabelecer contato e manter relação entre dois ou mais indivíduos. Mas tais relações podem gerar efeitos negativos, esta separação física e junção virtual das pessoas, cria uma segunda realidade, onde nós podemos projetar-nos de diversas maneiras em inúmeras distinções diferentes através de um avatar que personifica a nossa forma digital, fruto destas relações virtuais e com isto, não sabemos até que ponto nós estabelecemos relações interpessoais reais, além de gerar uma quebra na convivência com as pessoas que nos reodeiam, como em muitos casos onde vemos um grupo de três, quatro ou cinco amigos juntos, mas nenhuma palavra é trocada, apenas se vê o movimento frenético dos dedos digitando mensagens em seus celulares, tablets e portáteis.

Desde a década de 90 houve uma intensificação da mediação digital no quotidiano, sobretudo com a evolução da mediação móvel. Tal impacto desta comunicação instantânea também traz efeitos positivos, que ajudam a fortalecer ou manter relações interpessoais que por separações geográficas, acabam se desgastando ou perdendo o contato, o que a vinte anos não era possível. Estas relações ganham uma nova ramificação e se adaptam para o novo meio onde estão inseridas, mas, a velocidade com que as relações se intensificam e a informação chega, pode gerar também um desgaste maior em tais relações, diferente da época de nossos avós, onde esperavam dias e até meses para receber a carta do ente querido que esteja distante.

Entretanto não quero colocar aqui a mediação digital e a sua comunicação síncrona à distância como sendo algo que só nos traz perigos. Acredito que ela nos proporciona uma gama de ferramentas que nos trazem inúmeras vantagens, mas, a responsabilidade de estabelecer reações, criar laços e mantê-los é de inteira responsabilidade do indivíduo, este por sua vez, tem que conseguir usufruir de tais meios para proporcionar uma melhoria no seu quotidiano além de utiliza-los para aumentar o êxito em suas relações sócio-profissionais, seja através do uso de programas de conversação, redes sociais, dispositivos móveis ou até mesmo das grandes mídias.

            Renan Delmontt


Calendário

Março 2013
M T W T F S S
« Fev   Abr »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Estatística

  • 525,046 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: