Um mundo sonoro

A voz humana sempre foi algo fascinante. A história mostra-nos que as palavras proferidas pelos homens tiveram grandes influências em alguns momentos decisivos. No entanto, o que pode acontecer quando se grava e se reproduz essa voz?

Para tentar perceber a importância da gravação e reprodução da voz humana e de outros instrumentos, é necessário recuar na história.

Em 1877, Thomas Edison desenvolve o primeiro dispositivo de gravação e reprodução sonora mecânico: o fonógrafo de cilindro.  Este aparelho, depois de patenteado, espalhou-se rapidamente por todo o mundo e contribuiu para o aparecimento e crescimento do negócio da gravação comercial e da distribuição e venda. Esta foi invenção foi uma autêntica revolução no mundo da gravação sonora e abriu portas para novas descobertas.

Com o passar dos anos, o dispositivo foi melhorado e foram inventadas novas formas de gravar o som. Estas inovações passaram pelo desenvolvimento do gramofone,  pela substituição do tradicional sistema mecânico de gravação pela tecnologia de gravação elétrica, o surgimento do LP (long playing), a substituição da fita magnética pela fita de cassete na década de 60 do séc.XX, o aparecimento do CD (compact disc) em 1978  e, finalmente, outros desenvolvimentos neste capítulo com o surgimento do DVD e do blue-ray.

De facto, com todas estas inovações, é percetível que a gravação e reprodução sonora foram uma descoberta inovadora e que teve um grande impacto na sociedade. Com a possibilidade de o homem se ouvir a ele próprio, passou a ser possível registar todas as suas palavras para no futuro serem recordadas e ouvidas vezes sem conta.

Também foi na área da música que todas estas inovações tiveram um enorme impacto. A possibilidade de grupos musicais gravaram com grande qualidade as suas músicas, deu origem ao negócio da indústria musical. Atualmente, as pessoas estão rodeadas por músicas gravadas em todo o lado: no carro, no café, no trabalho, etc. A música passou a fazer parte do nosso quotidiano e com o desenvolvimento das novas tecnologias é possível ouvir gravações no computador, no telemóvel ou no Ipad.

Com tudo isto, poderíamos perguntar:  atualmente, o que seria viver num mundo sem som gravado e reproduzido?

Nuno Morgado


Calendário

Março 2013
M T W T F S S
« Fev   Abr »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Estatística

  • 525,046 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: