Realidade Em Filme

Tema de escrita: O que significou ver a imagem em movimento pela primeira vez? O que acontece quando se filma o mundo?

Atualmente vivemos num mundo altamente tecnológico, em que todos os dias estamos rodeados por novas invenções e somos bombardeados com as mesmas. É algo que faz parte do nosso dia e é algo ao qual já estamos habituados. No entanto, quando surge uma invenção verdadeiramente inovadora não ficamos indiferentes.

A primeira sessão de cinema feita pelos irmãos Lumière no final do século XIX foi uma dessas invenções inovadoras. É claro que para nós, que estamos no século XXI, ver um filme ou ver imagens em movimento, já se tornou numa coisa normal. Mas e para as pessoas daquela época?

Devo admitir que para mim é um pouco complicado colocar-me na pele dessas pessoas, por vários motivos. Eu nasci numa época em que um telemóvel ou um computador eram grandes invenções, em que a fotografia já fazia parte da vida das pessoas, assim como o vídeo. Não que isso tornasse essas invenções menos fascinantes para mim, mas apenas não havia aquele deslumbramento que se costuma ter por algo absolutamente novo e revolucionário.

Penso que foi isto que aconteceu quando as pessoas viram imagens em movimento pela primeira vez. Provavelmente nem acreditavam no que estavam a ver. Era algo impensável.

Uma reação semelhante a essa que podemos encontrar nos dias de hoje, pode muito bem ser o surgimento do cinema 3D. É algo completamente novo e revolucionário. É uma outra forma de ver cinema. E apesar de ainda ter alguns problemas a nível técnico, e de algumas pessoas não serem fãs, temos de admitir que nos deixa a todos bastante maravilhados.

A pouco e pouco a filmagem começou a tornar-se bastante recorrente na vida das pessoas desde aquela primeira sessão de cinema. Criaram-se câmaras de filmar mais portáteis, mais acessíveis à população e estas começaram a gravar momentos das vidas delas. Os primeiros passos do bebé, um concerto da sua banda preferida, etc. Para além das filmagens mais pessoais e mais íntimas, começaram a ser filmados momentos marcantes do mundo onde vivemos. Quem é que não se lembra, por exemplo, dos vídeos amadores que filmaram os ataques às torres gémeas?

Esses e tantos outros vídeos que gravaram e gravam grandes momentos da humanidade, tornam-se numa forma de memória coletiva, e ficam a fazer parte da história do Homem para sempre.

Hoje em dia, com câmaras incorporadas nos telemóveis, penso que é cada vez mais fácil filmar o mundo, e isso permite igualmente uma troca de informações entre as diferentes zonas do mundo muito mais rápida, visto que estes vídeos chegam às mãos dos média muito facilmente, e estes tem a capacidade de difundir as notícias de última hora a uma velocidade surpreendente.

 

Filipa Machado


Calendário

Março 2013
M T W T F S S
« Fev   Abr »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Estatística

  • 525,942 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: