A arte de desenhar com a luz

Ao longo dos tempos a arte vem contribuindo para o registro da história da humanidade. Com a invenção da perspectiva no século XV, os artistas imortalizavam suas obras através da representação do real. Contudo, a partir do século XIX com o desenvolvimento da industrialização, foram criados mecanismos capazes de facilitar a forma de registro da imagem, das quais possibilitaram a reprodução técnica em massa.

A fotografia capta imagens de fragmentos da realidade que possibilita recordar o que se passou, tornando-se eterna através do registro da mesma, permitindo a capitação da foto mais rápida e realista, dinamizando o registro das imagens e substituindo a função da pintura de retratar o real. No entanto, seus ideais artísticos fotográficos foram contestados por sua reprodução técnica em massa, que segundo Walter Benjamim, foi a responsável pela perda da autenticidade da obra.

No contexto em que vivemos, é difícil imaginar como se foi registrar mecanicamente a imagem pela primeira vez, pois somos cercados por   dispositivos capazes de reproduzir  inúmeras imagens de diversos modos que nos permite tirar milhares de fotos  em um curto período de tempo. A evolução dos medias tecnológicos modificou a forma como são reproduzidas as fotos e tornou possível que a escrita da imagem pudesse ser feita por outros dispositivos, além de possibilitar uma melhor qualidade, efeitos, edições e a visualização imediata no ecrã.

De um modo geral, é possível afirmar que esse processo que se iniciou com a revolução industrial, teve como consequência uma nova forma de pensar e de se fazer a arte. A fotografia e o cinema foram consequências do desenvolvimento capitalista vigente, que contribuíram diretamente para a construção de uma nova visão artística. Sendo assim, a reprodução técnica em massa resultou na criação de um novo conceito para a obra arte do século XX.

Rodrigo Sá


Calendário

Março 2013
M T W T F S S
« Fev   Abr »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Estatística

  • 525,046 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: