A VOZ COMO COMUNICAÇÃO

A relação dos indivíduos e a comunicação entre eles, sofreu grandes mudanças com a mecanização dos dispositivos de mediação de troca de mensagens no século XIX.

Foi crescendo no ser humano a necessidade de enviar informações e receber respostas de forma rápida e segura, o que levou a investigações para o desenvolvimento de meios mecânicos  que pudessem resolver essa questão, agindo em cima das unidades de tempo e espaço com o  intuito de diminuir cada vez mais estas fronteiras e acelerar a troca de informações.

Com a invenção do fonógrafo o som pode ser armazenado em um dispositivo mecânico e reproduzido pelo mesmo, e não satisfeitos em registrar a voz humana, desenvolve-se outros dispositivos de captação de traços humanos como a fotografia e a cinematografia.

O homem/mulher pro meio destes dispositivos poderiam ter guardados sua voz, imagem fixa e/ou em movimento de seus tipos característicos para a posterioridade.

Com o surgimento do telefone, como meio de comunicação, houve um salto fantástico na conquista da manipulação das unidades de espaço e tempo, pois agora a voz humana não era armazenada no presente e reproduzida no futuro e sim transmitida em tempo praticamente real, deixando de lado as fronteiras territoriais e levando a outro patamar a comunicação a distância.

Hoje olhamos para a facilidade que temos em adquirir um telefone portátil leve e barato que esquecemos o quanto oneroso era ter um terminal telefônico e com os baixos custos nas mensagens e nas ligações não selecionamos o que comunicamos, enquanto no passado este conteúdo era escolhido com muito cuidado para que não houvesse desperdícios.

A comunicação verbal é uma das formas mais usadas entre as pessoas e sendo assim o telefone foi absorvido pela sociedade de forma que sua incorporação pode ser entendida na nos dias atuais como um forma natural de comunicar e com o telefone as distâncias foram diminuindo aproximando os indivíduos e tendo uma elevação na qualidade da comunicação com a aceleração do tempo para a troca de informações.

Patrícia Grigoletto


Calendário

Março 2013
M T W T F S S
« Fev   Abr »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Estatística

  • 525,942 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: