Ilusões de ótica

Tema de escrita: O que significou ver a imagem em movimento pela primeira vez? O que acontece quando se filma o mundo?

 

“A tecnologia só é tecnologia para quem nasceu antes dela ter sido inventada.” (Alan Kay)

 Image

O cinematógrafo, criado pelos irmãos Lumière, teve como inspiração o praxinoscópio de Émile Reynaud, datado de 1877. Este, já aperfeiçoado do zootropo, consistia numa máquina, composta por imagens e espelhos que, com uma fonte de iluminação e fendas, permitia, ao ser rodada, uma ilusão de movimento.

O cinematógrafo foi o marco inicial da história do cinema. Este permitiu o registo de fotogramas que davam (e dão) a ilusão de movimento. Já desde a época de Thomas Edison, havia o desejo de captar a vida em movimento. Tal feito foi finalmente conseguido na década de 1880.

A partir daí, o cinema difundiu-se às massas. Os irmãos Lumière fizeram do cinema uma prática social.

Em 1895, estrearam-se com a exibição da sua primeira produção cinematográfica: “A saída dos Operários da Fábrica Lumière” (http://www.youtube.com/watch?v=fNk_hMK_nQo) .

O cinematógrafo proporcionou o desenvolvimento da sétima arte. Cenas filmadas no quotidiano passaram a dar lugar a enredos, favorecidos pelos gestos “exagerados” dos atores uma vez que o registo do som ainda não era possível.

À medida que o tempo avançou, esta indústria foi desenvolvida. De “provinciana” passou a uma indústria de grande escala.

Ao filmar o mundo, regista-se o passado e o presente; permite-se o desenvolvimento das dimensões artística, cultural, política, social, etc.

Outrora fora espetacular, hoje, qualquer pessoa pode registar imagens em movimento. Muitos já não pensam como surgiu ou como é que é possível algo como um telemóvel registar o movimento do quotidiano; já não surpreende.

A criação do século XIX originou a banalização no século XXI.

“Tecnologia é a habilidade de organizar o mundo de forma que não tenhamos que senti-lo.” (Max Frisch)

Cristiana Almeida


Calendário

Março 2013
M T W T F S S
« Fev   Abr »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Estatística

  • 525,942 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: