McLuhan, “o meio é a mensagem”.

mcluhan

O conceito de Aldeia Global surgiu na década de 60 por Herber Marshall Mcluhan quando este explorou os efeitos da rádio nos anos 20. A teoria de Mcluhan, que se caracteriza pelo contacto mais rápido e mais íntimo com os outros, está intimamente relacionada com o conceito de Globalização pois ambas reflectem uma visão de um mundo novo onde o desenvolvimento das tecnologias de informação e a facilidade e rapidez dos meios de transporte, transfiguram as relações de comunicação.

Em “The Medium is the Massage”, McLuhan afirma que vivemos num mundo em que o tempo e o espaço desapareceram e onde os media electrónicos nos rodeiam. Onde já não existe apenas a visão linear da imprensa como modelo de comunicação, mas um conjunto evoluções tecnológicas que nos permitem estar permanentemente em contacto. Esta ideia reflecte uma visão multissensorial do mundo, onde pessoas em qualquer local podem comunicar entre si como se vivessem numa aldeia.

O autor acreditava que, enquanto a imprensa nos destribalizou, tentando  separar-nos, individualizando, os media estão a “retribalizar-nos”, reconstituindo uma tradição oral. No entanto, quando McLuhan explorou a sua visão em 1967, a web não existia. O conceito de web apresenta-nos uma visão multissensorial da parte do mundo que nela está representada pois oferece meios a qualquer individuo para comunicar as suas mensagens a um universo infindável, pois essa informação está disponível a todos, à distância de um único clique. O tempo e o espaço perdem o seu significado, pois com apenas um clique pode dar-se a volta ao mundo.

Este conceito está eminentemente relacionado com a evolução das tecnologias de informação e comunicação que permitem que o mundo tenha relações próximas entre si como se de uma aldeia se tratasse. Este mundo interligado, permite encurtar distancias, realizar uma partilha quase imediata de informações mas também revela uma capacidade nociva nas influências, cada vezes mais globais, que este imediatismo cria em assuntos económicos, políticos, culturais, etc. nos vários pontos do mundo.

O conceito desenvolvido por McLuhan serviu para explicar a tendência de evolução do sistema mediático como elo de ligação entre os indivíduos e o mundo, onde este ficava cada vez mais pequeno perante o efeito das novas tecnologias da comunicação.

O autor considerava que, com os novos media, o mundo se tornaria numa pequena aldeia, onde todos poderiam falar entre si e o mais insignificante dos rumores poderia ganhar uma dimensão global.

McLuhan quando reflectiu sobre o conceito de Aldeia Global, elegeu a televisão como o verdadeiro paradigma desta ideia, um meio de comunicação de massa, que atinge um nível internacional e que começava a ser integrado via satélite. No entanto, podemos considerar que as comunicações de uma aldeia são essencialmente executados por dois indivíduos ou seja bidirecionais, logo só agora com meios como a internet ou o telemóvel, o conceito de McLuhan se começa a materializar.

Tiago Faria


Calendário

Março 2013
M T W T F S S
« Fev   Abr »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Estatística

  • 527,102 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: