A necessidade de remediar

O tema de escrita que está na base deste texto levou-me a ter duas respostas diferentes. Como podemos exemplificar/entender que a principal característica técnica e formal dos meios digitais é a remediação? Bem, exemplificar, consegue-se facilmente, simplesmente experimentando um meio digital. Se o fizermos, rapidamente concluímos que esse meio é mais um aglomerar de capacidades de meios já existentes do que propriamente um meio em si, novo. Aliás, pode dizer-se que os meios digitais são isso mesmo, um aglomerar de qualidades de outros meios. Mas como podemos entender isso?

Depois de ter analisado a história dos média, fiquei a pensar… O que são e o que significam, hoje, aqueles meios que nasceram nos séculos XIX e XX como o cinema, a fotografia, telefone, o telégrafo e a rádio – os “novos média” da altura. Porque razão é que os “nossos” meios (os digitais) tendem a ser principalmente remediadores?

Penso que a resposta para essa questão é a necessidade. A necessidade do Homem. Já Platão afirmava: ‘a necessidade é a mãe da invenção’. O facto de os meios digitais serem, principalmente, remediadores, é uma qualidade de valor enormíssimo, que veio dar resposta à nova necessidade do Homem contemporâneo de ter fácil acesso aos vários meios de comunicação. Como se fosse uma consequência lógica no desenvolvimento dos meios. Algo natural, inerente à existência humana.

Um pouco à semelhança da história da roda. Primeiro, houve a necessidade de ter um objeto como a roda. Depois, quando já havia a roda, surgiram novas necessidades com base na roda, como a necessidade de ter um carro com duas ou quatro rodas, por exemplo.

Então, concluo que as necessidades também são “inventadas”, isto é, vão surgindo ao longo do tempo. O que aconteceu com os meios digitais foi precisamente isso – depois de termos ultrapassado a necessidade de fotografar, gravar o som ou a imagem em movimento, vimo-nos obrigados a responder a novas necessidades foram nascendo, como a de transmitir as gravações de som/imagem em escala planetária. Foi aqui, então, que surgiram os meios digitais. Agora que concluo isto, vem-me à ideia outro autor. Camões, que escreveu “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”.

Portanto, e em jeito de conclusão: penso que o que explica que a remediação seja a principal característica dos meios digitais é o uso que o Homem dá aos meios de comunicação e os objetivos desse mesmo uso, que vai mudando à medida que o próprio homem muda.


Calendário

Abril 2013
M T W T F S S
« Mar   Maio »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Estatística

  • 526,615 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: