Viagem espacial metafórica

Tema de escrita: O que se significa viajar no espaço através de simulações óticas? Que pontos de vista me são dados pelos dispositivos?

Image

Viajar no espaço é uma expressão metafórica fortemente usada no dia-a-dia. Os meios digitais têm vindo a permitir que esta viagem visual metafórica seja uma simulação cada vez mais real.

Uma das mais recentes invenções digitais que permite esta nova perceção de espaço é, por exemplo, o 3D. Quando se fala em 3D, fala-se, portanto, de um ponto de vista tridimensional, um espaço que une o mundo real e o fantástico num único meio como, por exemplo, o cinema.

O que quer que tenha altura, largura e profundidade é considerado enquadrar-se dentro do mundo das três dimensões.

O 3D simula a existência real de volumes, formas geométricas, distâncias, profundidade de campo, etc.

No caso do cinema, digamos que o 3D ainda está a ser usado como um espaço a ser aperfeiçoado. É notória, ainda, a distância do real para o ficcional/ para o “não real”.

O 3D é, cada vez mais, um “produto” de uso constante na sociedade. Pode servir e ser utilizado para, por exemplo, visitas online a diversos espaços como museus, galerias; pode ser usado no Google Maps para identificar determinados locais de forma mais rápida; a nível profissional, na construção e modelação computacional de edifícios, que nos permite aproximar cada vez mais da realidade.

É concebido para todos mas não se entenda isto como estando ao alcance de todos, não ainda. Quero com isto dizer que não é qualquer pessoa que consegue desenhar em 3D ou qualquer pessoa que consiga aceder a uma fonte neste programa.

Atualmente já existem televisões e telemóveis que possuem esta espécie de programa mas não está ao alcance “do bolso” de qualquer um.

É preciso que haja uma noção de que o 3D de hoje em dia vai ser o passado do 3D do futuro.  Disto pressupõe-se uma evolução que ainda desconhece o seu apogeu.

Cristiana Almeida


Calendário

Abril 2013
M T W T F S S
« Mar   Maio »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Estatística

  • 525,942 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: