Viagens à distância de um clique

A tecnologia encontra-se em constante evolução exemplo disso é que é possível hoje em dia “viajar” no espaço através de simulações ópticas, que não é mais do que uma simulação de uma “viagem” irreal. Essa “viagem” é feita através do nosso computador, onde actualmente tudo nos está acessível, através desta tecnologia podemos chegar a qualquer parte do globo.

Uma das simulações ópticas mais abrangente é o Google Earth, trata-se de uma plataforma onde nos possível “viajar” pelo mundo de forma virtual, podendo ver locais nunca antes visitados. As imagens referentes a estes locais são bastantes próximas do real, oferecendo-nos assim uma boa perspectiva da realidade mesmo à distância.

Apesar destas ferramentas serem um instrumento preponderantemente de interesse lúdico, também nos dão informações necessárias para o nosso quotidiano, permitindo-nos conseguirmos percorrer o mundo inteiro, se explorarmos essas ferramentas é nos ainda possível também obter imagens sobre diversos temas, como por exemplo a meteorologia, museus, praias, estradas do país, etc.

A mais recente invenção digital que permite esta nova percepção de espaço é, o 3D. Este simula a existência real de volumes, formas geométricas, distâncias, profundidade de campo, entre outros.

O 3D manifestou-se inicialmente no nosso quotidiano no cinema, no entanto hoje, é utilizado, por exemplo, para visitas online a diversos espaços como museus, galerias; é utilizado também no Google Maps permitindo-nos identificar determinados locais de forma mais célere, é de destacar igualmente a sua função a nível profissional nomeadamente na área da construção e modelação computacional de edifícios.

Podemos afirmar que o 3D ainda está a ser usado como um espaço a ser aperfeiçoado, pois podemos verificar de forma notória, ainda, a distância do real para o ficcional/ para o “não real”, trata-se ainda de uma realidade que não é acessível a qualquer pessoa.

Sílvia Santos


Calendário

Maio 2013
M T W T F S S
« Abr   Jun »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Estatística

  • 526,607 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: