Explorando um planeta virtual

A ideia de viajar pelo espaço terrestre sem quaisquer limitações (físicas ou económicas) será uma excelente ferramenta de trabalho para uns e entretenimento garantido para outros… o Google Earth, pelas capacidades que oferece, torna-se assim um dos instrumentos mais úteis de toda a internet.

Como já foi dito inúmeras vezes, a ambição humana é, de facto, infinita. Esta geração é sem dúvida nenhuma a dos computadores e caminhamos no sentido de tornar tudo em digital, no entanto, penso que para já, está tudo bem. Aceder a qualquer parte do mundo através de um clique (todos os lugares, paisagens, trilhos turísticos) é impressionante e até posso dizer que já passei algumas horas da minha vida deambulando por aqui e por ali, satisfazendo as minhas curiosidades pessoais, apreciando esta nova visão panorâmica do planeta.

No entanto, assusta-me o facto do Homem estar a querer transformar tudo em digital. Imaginemos o futuro dentro de dez anos, não digo mais que isso… o que será possível fazer através do computador e da internet? Ou melhor, o que é que não será possível fazer? É verdade que aos poucos e poucos o ser humano se vai transformando numa máquina, não por ser ele a máquina mas por estar cada vez mais dependente dela. Eu fui ensinado a apreciar a natureza e a socializar com as pessoas à minha volta mas penso que em poucos anos isso não perdurará pois a ideia de homem moderno actual é cada vez mais aquela figura ligada constantemente ao ecrã do computador.

Aprovo o Google Earth em todas as suas funcionalidades e há que dar mérito ás pessoas que trabalharam para criar esta plataforma que á uns anos era inimaginável. Contudo, há que ver que estas viagens são meramente virtuais e apesar de tudo nos parecer verdadeiro e confiável todo o espaço percorrido é puramente irreal.

Finalizando, temos de nos lembrar que somos seres-humanos e apenas criámos a máquina para nos auxiliar nas tarefas do dia-a-dia… não para ela nos possuir a nós, o que me parece o rumo que a evolução quer levar…


Calendário

Maio 2013
M T W T F S S
« Abr   Jun »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Estatística

  • 525,046 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: