Ver o mundo no conforto do sofá

Há uns anos para cá, tornou-se possível viajar para qualquer sitio que desejássemos, de uma maneira prática e sem custos. Estou a falar claramente na criação do Google Earth. Através desta aplicação podemos ir aonde nos apetecer sem sairmos do conforto da nossa sala de estar.

Claro que já existiam softwares que nos permitiam fazer isto, mas com estes estávamos presos á visão em 2D onde nos era possível ver a localização através de uma vista superior que só nos deixava ver o local da mesma maneira que nós vemos um mapa, a diferença era que víamos as casas e as arvores, não ficando só pelas estradas e indicações de trânsito presentes nos mapas de estrada.

O Google Earth trousse então a possibilidade de ver-mos  o local em 3D. Com isto podemos então viajar pelas ruas, ver as fachadas dos edifícios, ver as pessoas na rua, e sim, ainda existem certas localizações onde só podemos ver em imagens 2D tiradas por satélites, visto que para as ruas estarem em 3D é necessário que o carro da Google, cujo trabalho é tirar fotos panorâmicas, passe por esses locais.

No que toca a privacidade, o Earth censura caras e matriculas, de maneira a poder utilizar as imagens sem que estes necessitem da autorização de quem aparece nestas.

Um funcionalidade adicionada á pouco tempo, foi a de podermos entrar dentro de certos museus, onde é possível ver as obras expostas e clicando nestas temos acessos a informações sobre a mesma.

Rafael Borges

Pode-se concluir então que este tipo de software é bastante útil, que para nós podermos explorar localizações sem lá irmos, vermos obras de arte sem termos de ir fisicamente ao museu e sabermos também . Mas ai está a questão, será que por termos acesso a tanta coisa através deste meio, vamos deixar de ir fisicamente aos locais?

Na minha opinião, tal não vai acontecer, porque ao vermos versões digitais das obras de arte e das cidade,  cresce dentro de nós um sentimento de querer ver a obra de perto, e de explorarmos as cidades em pessoa. Nada conseguirá substituir aquele sentimento de estarmos perante algo em pessoa,  de nos aventurar-mos no que toca a explorar o mundo.


Calendário

Maio 2013
M T W T F S S
« Abr   Jun »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Estatística

  • 524,910 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: