Até onde a tecnologia nos substitui ?

No mundo contemporâneo a tecnologia é o destaque do seu tempo, as expressões artísticas estão diretamente associadas com esses meios. Nos dias atuais estes dispositivos influenciam o modo como são feitas e mostradas às diversas artes. Os Programas de computadores e sintetizadores tornaram possível a simulação de diversos timbres de instrumentos, que permitiram a composição de musicas sem que haja necessariamente o conhecimento técnico musical. Os Hologramas “ressuscitam mortos” e criam cantores virtuais fazendo-nos acreditar que são reais, e assim as pessoas confundem o que é real e o que é virtual. Mas qual é o impacto disso na sociedade? O que acontecerá com a arte no futuro? Será o fim dos cantores reais pelos virtuais? Será que vai chegar o dia em que a humanidade será tão tecnológica que as maquinas irão dominar o mundo?

É importante salientar que, desde o desenvolvimento da industrialização o homem vem sendo substituído pelas “maquinas” e que o mundo caminha para a mecanização das coisas. Nas artes os meios tecnológicos tornaram possíveis as reproduções em série, perdendo-se assim a exclusividade da presença física. Atualmente os meios digitais substitui a presença humana através de dispositivos virtuais que possibilitam shows criados por computadores.

É importante destacar que a tecnologia possibilitou a qualidade técnica  para as manifestações artísticas. Na música muitos instrumentos só puderam ser inventados com o desenvolvimento dessas  tecnologias, nas artes plásticas esses dispositivos tornaram possíveis a interação do público com as obras.

Portanto, os meios tecnológicos têm o papel fundamental na sociedade atual, suas utilizações nos meios artísticos revolucionaram o universo das artes criando um novo conceito, transformou o modo de se desenhar, de se pintar, de compor uma música, de executar um instrumento e assim deu uma nova roupagem para as manifestações artísticas. Contudo, seu desenvolvimento deve ser visto com uma percepção crítica, pois a substituição do físico pelo virtual pode ter como consequência a extinção do real material.

                                                                                                                     Rodrigo Sá

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Calendário

Maio 2013
M T W T F S S
« Abr   Jun »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Estatística

  • 527,102 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: