O Conceito de Netspeak

O conceito de Netspeak surge perante o desenvolvimento das novas tecnologias de informação e a relação que estas têm com a necessidade de comunicar. A comunicação sempre foi imperial para o ser humano, assim surgiu a língua e um conjunto de processos de comunicação que permitem a interação entre seres humanos, desde que estes compreendam o que se tenta transmitir. É legítimo acreditar que a origem do conceito de Netspeak surge nos “primórdios” da interação entre indivíduos por meios de comunicação de massa. No entanto, foi com o surgimento das mensagens escritas e consequentemente com o limite de caracteres de cada mensagem, que a forma como comunicar por este meio foi alterada. Foram criadas novas formas de escrever cada palavra com o intuito de reduzir o número de caracteres.

No entanto, esta nova forma de comunicar propagou-se também a outras plataformas e criou mesmo novas palavras e expressões que passaram a ser utilizadas mesmo fora do contexto das novas tecnologias. Criou-se assim uma nova forma de linguagem e de comunicação, mais rápida, mas também muitas vezes apenas reconhecida por algumas camadas da sociedade, como por exemplo os mais jovens. Hoje, temos inúmeros modelos de aplicação do Netspeak, com o twitter a ser um excelente exemplo de limitação de caracteres que obriga a um uso, por vezes excessivo, de abreviações.

Assim, vejamos como o conceito de Netspeak se aplica nas expressões que se utilizam em fóruns, blogs, sites e comunicação por escrito.

U R teh best man! 
Don’t you mean “YOU ARE THE best, man”? 
That’s what I just SAID. DUH

Uh oh, I have to go answer the phone. BRB

i g2g to da stor 2day c ya l8er LOLZ

Como paradigma do que estamos a falar, surge o dicionário de termos abreviados, o Netspeak.

De igual forma surgem sites na Internet como o Noslang, com objetivo de traduzir o que é dito em “calão” informático, para que sobretudo os pais saibam o que os filhos escrevem quando navegam na Internet.

A questão que ameaça surgir, cada vez mais como um problema do que como uma alteração de linguagem, tem a ver com um facilitismo exacerbado que se expressa sobretudo na cultura juvenil. Este video, tem o intuito de parodiar a estupidez que está materializada na conduta de alguns jovens, e na procura destes pelo facilitismo na escrita.

Tiago Faria

 


Calendário

Maio 2013
M T W T F S S
« Abr   Jun »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Estatística

  • 527,102 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: