“Aldeia Global”

Ao passar do tempo  e com avanço da tecnologia é imprescindível que não percebamos as mudanças na sociedade. Temos uma cultura globalizada aonde não há barreiras entre o tempo e o espaço. O canadense Marshall McLuhan chamado “filosofo da era electrónica , em sua obra “Understanding Media”, descreveu a existência de quatro eras sendo: a “Era Tribal” caracterizada pela multisensorialidade e envolvimento próximo, a “Era da Escrita” favorecendo a visão, a “Era da Imprensa” com o aumento da propagação da informação e a “Era da Tecnologia” tendo uma sociedade informatizada.

McLuan acreditava que era fundamental a evolução na comunicação, por isso considerou que qualquer invenção dos novos médias  seriam extensões da faculdade  humana,  sendo estes uma parte sensorial  do corpo, e o circuito eletrônico como  parte central do sistema nervoso. Marshall afirmou em sua teoria que as mudanças especificas na comunicação moldaram a existência humana e criou o conceito de “aldeia global”  descrevendo o efeito da rádio nos anos 20. Este termo esta ligado ao avanço tecnológico que ajudou e modificou a comunicação entre as pessoas diminuindo o espaço e o tempo entre regiões, provocando informações em massa sobre a sociedade contemporânea.

Podemos perceber que a globalização nos condiciona a vivemos nesta  aldeia virtual como se fossemos reféns de um sistema de informações que circulam e desaparecem em pouco espaço de tempo, nos colocando sempre a utilidade de algo, mesmo que não precisamos. As grandes invenções sempre estão automatizando tudo para que tenhamos rapidez e o conforto para fazer algo.

O fato é que atualmente percebemos que o conceito de “aldeia global” tem se ampliado cada vez mais. O ser humano perdeu o sentimento de tribo e interação de a proximidade que havia com a fala e tornou-se um homem individualista com a escrita e a informação impressa. A internet tem mudado os modos de comportamentos pondo todos os nossos sentidos em jogo.

Com isso, acredito que as transformações na sociedade e as mudanças no comportamento do individuo, implicam diretamente na educação de hoje e futura dos jovens. Temos acontecimentos simultâneos e informações sendo compartilhadas a todo instante no mundo inteiro, fazemos parte desta aldeia globalizada e não temos como fugir, mas não devemos esquecer que por mais evoluída que seja a máquina ela não substitui o outro, somos seres humanos sendo automatizados, contudo nenhuma tecnologia é capaz de reproduzir o sentimento humano.

Niely Freitas


Calendário

Maio 2013
M T W T F S S
« Abr   Jun »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Estatística

  • 526,615 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: