“Internetês”

Ao longo dos tempos o ser humano procurou maneiras para facilitar a comunicação e utilizou-se de meios como a escrita para registrar e  comunicar-se de acordo com suas necessidades.

A era da informática revolucionou os tempos com a velocidade das informações, criou um mundo virtual com suas particularidades e conquistou seguidores que inovaram a grafia tradicional. A internet modificou as relações entre os indivíduos e gerou novas formas de comunicação que possibilitaram uma modificação na ortografia formal das línguas. Esses novos códigos chamado em português de “internetês” é uma nova forma de escrita por meio da internet ou de outros meios tecnológicos que buscam aproximar-se o quanto maior possível da língua falada.

Considerado como um tipo de escrita abreviada que foi se padronizando conforme o aumento da conectividade entre os jovens através das: salas de bate papos, blogs, MSN, facebook entre outros, o “internetês” se popularizou na comunicação virtual, seus códigos se tornaram cada vez mais usados no mundo.

Acredita-se que essas praticas tenham sido desenvolvidas devido a velocidade exigida pelo mundo globalizado. Contudo, há quem assegure que as pessoas abreviam na internet por ter o desejo de pertencer a um grupo, podendo adaptar a sua escrita a linguagem da comunidade que deseja fazer parte.

O uso desta escrita permanece gerando discussões com relação à utilização dessa grafia, uma vez que muitos acreditam que esta pratica pode comprometer a escrita formal e assim prejudicando o desenvolvimento dos alunos em sala de aula e do jovem no mercado de trabalho.

Assim sendo, é necessário que haja um cuidado com o uso dessa escrita, visto que a utilização da mesma fora do ambiente virtual pode ter consequências prejudiciais para os adeptos dessa ortografia.

                                                                   

  Rodrigo Sá


Calendário

Maio 2013
M T W T F S S
« Abr   Jun »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Estatística

  • 525,942 hits

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 1.226 outros seguidores


%d bloggers like this: